Cruzeirão de Icoaraci leva títulos do Sub-14 e Sub-16 do Campeonato da Ascaipe

O distrito de Icoaraci está em festa. Na manhã deste domingo, 6, as equipes do Sub-14 e Sub-16 foram campeões do certame promovido pela Associação de Clubes Amadores Independentes do Estado do Pará (Ascaipe). As partidas finais ocorreram no complexo esportivo do Ceju, no bairro do Benguí, em Belém. A secretária Renilce Nicodemos, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), acompanhou as rodadas e deixou uma mensagem especial aos garotos, além de anunciar que o projeto mantido pela Ascaipe será ampliado pelo governo com logística, infra-estrutura e recursos humanos. 

"Fiquei impressionada com a força de vontade de vocês e garanto que em 2016 esse trabalho será qualificado, pois tenho que daqui haverá de sair campeões que vão representar com orgulho o Estado do Pará", disse a secretária, que pediu também maior participação das famílias dos garotos durante as partidas finais. "A família é fundamental, vocês têm que pedir aos pais de vocês que venham participar, assim nós conseguiremos grandes aliados nesse processo de construção profissional de cada um", completou.


O Campeonato da Ascaipe reúne clubes representantes de 16 bairros mais populosos de Belém e Ananindeua. Neste domingo, ocorreram as decisões do Sub-14 e Sub-16. No próximo domingo, 13, será a vez do sub-11 e sub-13. Os jogos começam a partir das 9h, no mesmo local. O diretor de esportes da Ascaipe, Fernando "Dida" Santos, disse que a Seel era a parceira que o projeto precisava, pois conseguiu abrir o espaço do Ceju à realização dos jogos e também fez a doação do material esportivo como bolas, colestes, cones e troféus e medalhas. A meta da Ascaipe é continuar crescendo para dar incentivo aos garotos de faixas etárias diferenciadas que vão desde os 11 até 18 anos. A socialização dos meninos também é vista com muito carinho pelos dirigents esportivos, a maioria trabalha vontariamente e quem vai assistir também gosta do que ver. "Eu acompanho meu filho em praticamente todos os jogos. E tudo está certo, o esporte dá disciplina para ele continuar estudando", destacou a dona de casa Maria da Paixão, mãe de Lucas, jogador do sub-14.

Jogos - A primeira decisão do domingo foi entre Cruzeirão, de Icoaraci, e Santa Cruz, do bairro do Aurá, em Ananindeua. Os meninos da Vila Sorriso ficaram com o título após vencer o jogo por 3 a 1. Já a segunda decisão foi mais equilibrada. A equipe do Cruzeirão fez o primeiro o gol, mas cedeu o empate para o PFS, do bairro do Tapanã. O jogo terminou em 1 a 1, levando a decisão para os pênaltis. 

Antes das cobranças não faltaram palavras de incentivo e orações. O técnico do Cruzeirão, Edson Coutinho, o "Tinto", estava confiante, porém, nervoso e permaneceu no campo dando palavras de incentivo aos seus comandados. Já o técnico do PFS, Ruberval dos Santos, manteve a calma durante as cobranças. "Isso tudo aqui é trabalho de base e de aspecto social, temos que confiar nos garotos. Esse título é muito importante para a vida deles", disse "Tinto" ao final do jogo. Campeões e vice receberam troféus e medalhas. 

Rodadas finais
dia 6 - Sub-14
Campeão - Cruzeirão, de Icoaraci
Vice-campeão - Santa Cruz, Aurá - Ananindeua
Sub - 16
Campeão - Cruzeirão, de Icoaraci
Vice-campeão - PFS - do Tapanã
dia 13 - decisões
Sub-11 - Rodoviários,do Guamá X Parque Verde - Mangueirão
Sub-18 - Cristo Redentor, Cabanagem X Santa Cruz, Aurá - Ananindeua

Fonte: Ascaipe/Seel