Corrida reforça campanha contra o câncer de próstata

A campanha Novembro Azul, que promove a conscientização contra o câncer de próstata, realiza na manhã deste sábado, dia 26, a 1ª Corrida Contra o Câncer de Próstata. A largada da prova vai acontecer às 6 horas, do hospital Barros Barreto, com chegada no hospital Ophir Loyola, em um percurso com 5 quilômetros de extensão. A corrida conta com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e integra ação social organizada pelo médico urologista dr. José Ricardo Tuma da Ponte, chefe do departamento de transplante hospital Ofir Loyola e coordenador da campanha.

A 1ª Corrida Contra o Câncer de Próstata é organizada pela Federação Paraense de Atletismo (Fpat ) e também é apoiada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, que pertence ao SBU, e pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). A prova vai promover a entrega de medalhas para todos os participantes e de troféus e medalhas para os primeiros colocados nas categorias feminino e masculino.

“É uma corrida contra o câncer de próstata. É um evento que será realizado para mobilizar as pessoas, para despertar o interesse das pessoas para fazer o exame de próstata, que é uma doença q pode ser curada, desde que seja trada precocemente. Estamos envolvidos na conscientização das pessoas contra esta enfermidade”, afirma dr. José Ricardo Tuma da Ponte.

E a campanha Novembro Azul já constata resultados positivos em seu esforço de conscientização da sociedade: no sábado passado, o hospital Ofir Loyola promoveu uma uma atividade para aberta ao público com exame gratuito para câncer de próstata. Foram ofertados 150 exames, mas cerca de 500 pessoas foram ao hospital para tentar participar. Todos os que estavam na porta do hospital foram cadastrados para serem chamados posteriormente para a realização do exame. Além disto, nos dois últimos domingos, a campanha realizou ação social estudantil com participação de 200 alunos das quatro faculdades de Medicina do Estado, Cesupa, Famaz, Uepa e Ufpa, com entrega de folders nas praças Batista Campos, da República e Brasil, visando a conscientização para a prevenção do câncer de próstata.