Corrida mobiliza sociedade para prevenção do câncer de próstata

Regiane Azevedo e Renato Alves foram os vencedores da 1ª Corrida Contra o Câncer de Próstata, disputada na manhã deste sábado, 26. A prova integrou ação social organizada pelo médico urologista dr. José Ricardo Tuma da Ponte, chefe do departamento de transplante hospital Ofir Loyola e coordenador da campanha Novembro Azul, que promove a conscientização da sociedade em relação ao câncer de próstata. A corrida teve apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

A titular da Seel, Renilce Nicodemos, participou da cerimônia de entreva de medalhas aos vencedores. Segundo a Secretária, a mobilização da população para a prevenção do câncer de próstata é uma necessidade urgente da sociedade: “A Seel parabeniza os organizadores desta corrida e de toda a campanha contra o câncer de próstata. O doutor José Ricardo Tuma tem feito um grande esforço para tentar despertar a sociedade para a necessidade de prevenção contra esta doença. É urgente mobilizarmos as pessoas contra o preconceito, para despertar o interesse e a preocupação em fazer o exame. Pois esta doença pode ser curada desde que seja tratada precocemente. E para isto, o exame é fundamental. Mas são iniciativas tão positivas como essa que salvam vidas e que mudam a mentalidade de toda a sociedade”, afirmou Renilce Nicodemos. A diretora de Eventos da Secretaria, Ana Júlia Chermont, também participou da premiação. 

A prova foi disputada com largada em frente ao hospital Barros Barreto, com chegada no hospital Ofir Loyola, em trajeto com 5 quilômetros.  A 1ª Corrida Contra o Câncer de Próstata foi organizada pela Federação Paraense de Atletismo (Fpat ) e apoiada pela Seel, pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, que pertence ao SBU, e pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). “É uma corrida contra o câncer de próstata. É um evento que visou mobilizar as pessoas, para despertar o interesse em fazer o exame de próstata, que é uma doença q pode ser curada, desde que seja trada precocemente. Estamos envolvidos na conscientização das pessoas contra esta enfermidade”, afirma dr. José Ricardo Tuma da Ponte. Além da corrida, a campanha tem promovido oferta de exames gratuitos de câncer de próstata e entrega de folders nas praças Batista Campos, da República e Brasil, visando a conscientização para a prevenção da doença.