Corrida e Caminhada contra o câncer fazem sucesso em Belém

A Corrida e Caminhada contra o câncer, realizadas em Belém, no último domingo, 8, foram um sucesso. Mais de mil pessoas participaram da ação, que segundo Marina Fampa, do Amazon Actions, vai fazer parte do calendário oficial da entidade em 2016. A secretária de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, prestigiou o evento e caminhou juntamente com os participantes. “Estou aqui para parabenizar e prestigiar a iniciativa, além de oferecer minha colaboração no combate ao câncer, que é uma doença terrível que destrói o ser humano, seu lar e seus familiares”, disse a titular da Seel, durante a programação. O Circuito Prevenir é vinculado ao Amazon Actions que visa em 2016 promover quatro etapas de corridas e caminhadas em Belém, Macapá (AP), Santarém e Marabá.

Os vencedores da prova de domingo foram em primeiro lugar Eduardo Costa da Silva, 24, com o tempo de 34’e 44’’, Delano Afonso de Miranda Victor, 23, com tempo 36’ e 14’’, ficou em segundo lugar, e Afonso Júnior Silva da Silva, 20, com o tempo de 38’ e 1’’ foi o terceiro colocado. No feminino, a campeã foi Adriana Lima Duarte, 36, com o tempo de 45’ e 18’’; Ediane Maria de Lima Castro, 27, com tempo de 46’ e 35’’ ficou em segundo lugar, e em terceiro, ficou Bárbara Silva Mendonça, 35, com o tempo de 47’ e 5’’. Os vencedores receberam troféu e medalhas.

A prova foi considerada um sucesso pela organização. Segundo Marina Fampa não houve incidentes. Ela aproveitou a experiência de corredora para organizar a logística da competição. Homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, agentes da Semob, além dos militares do Exército, também colaboraram diretamente com a ação. “Estou muito feliz e agradecida pela ajuda. O apoio da Seel, na pessoa da secretária Renilce Nicodemos, foi fundamental para o sucesso do evento”, disse Marina Fampa ao site da Seel, na manhã desta segunda-feira, 9.

A corrida e a caminhada do Circuito Prevenir também visam reforçar as campanhas mundiais de combate aos diversos tipos de câncer, sobretudo o de mama e o de próstata. “Homens e mulheres que participam da prova são motivados a realizar exames preventivos e adquirir hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos”, disse Marina Fampa, da Amazon Actions. Para quem participou do evento restou o sentimento de vitória.

“Eu já tive câncer, por isso, essa corrida é muito especial, pois eu sei o que passei e ainda estou em acompanhamento médico, porém, estou mostrando que venci o câncer e qualquer pessoa pode vencer também”, destacou a corredora Nilda Santos, 52.

Os corredores Klaus Xabregas, 36, e Daniel Rendeiro, 35, também participaram do evento e aprovaram a iniciativa. “Aderir à campanha de combate ao câncer é uma maneira inteligente de se cuidar. Homens e mulheres devem prestigiar um evento dessa natureza’’, disseram os dois jovens. Parte dos recursos obtidos com a inscrição foi doada à Avao, que cuida de pacientes e familiares vítimas do câncer assistidos pelo Hospital Ofir Loyola, em Belém.

Números - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, representando 15,6% dos óbitos perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes por conta da doença todos os anos. Outra taxa preocupante é a de câncer de próstata, há uma estimativa de 69 mil casos diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.