Começa a sexta etapa dos Jogos Abertos em Paragominas

Começou nesta quinta-feira, 3, a sexta etapa dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), na cidade de Paragominas, situada na região sudeste do Pará. As primeiras disputas foram das modalidades coletivas. No futebol de areia feminino, Paragominas aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre a seleção de Irituia. O destaque da partida foi a jogadora Vanderleia Teixeira de Souza, uma dona de casa de 33 anos, apaixonada pelos Jogos Abertos. “Esse evento é muito bom porque congrega todo mundo. Aqui nós somos uma equipe cheia de garra e com muita força de vontade de vencer”, disse, logo após a partida que abriu a maratona de disputas do Joapa, em Paragominas.

Os jogos abertos se diferenciam das competições escolares e de desporto. A ideologia da competição é agregar valores e dar oportunidade para praticantes de esportes a partir dos 18 anos. A jogadora Vanderleia é um exemplo dessa referência. Ela e mais onze meninas formam a Seleção de Paragominas no futebol de areia. “Nós treinamos todos os dias aqui mesmo nessa quadra de areia”, revelou a jogadora, sem esconder a felicidade de ter estreado com boa vitória sobre as rivais de Irituia. Já no masculino, o duelo foi entre as Seleções de Aurora do Pará e Irituia.

Pela manhã, outra boa partida foi realizada na modalidade futsal masculino. O município de Ulianópolis enfrentou a Seleção de Tomé-Açu. O jogador Jhony Elso, de 39 anos, também foi bem na partida de estreia marcando dois gols. “Eu, apesar da idade, gosto de participar dos Jogos Abertos porque sei que ainda tenho muito a ensinar e orientar meus colegas em quadra”, disse o jogador veterano, que foi um dos primeiros a formalizar sua inscrição durante o congresso técnico do Joapa.

Cerimônia – Na noite desta quinta-feira, 3, será realizada a solenidade de abertura oficial do Joapa 2015, em Paragominas. A secretária Renilce Niodemos, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), já confirmou presença no evento. Autoridades civil e militares, além de dirigentes esportivos, secretários de esporte e lazer e prefeitos da região também devem participar da solenidade. A sexta fase do Joapa, em Paragominas, segue com programação até domingo, 6, quando serão premiados os campeões.

Foto: Eliseu Dias - Agência Pará de Notícia