Centro de Atenção Psicossocial realiza programação esportiva

Pacientes, usuários e familiares dos Centros de Atenção Psicossociais, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), estão participando de uma programação esportiva que visa melhorar a qualidade de vida, estimular a geração de trabalho e renda, além de promover a integração social da comunidade. O diretor do Caps Renascer, Luciano Pereira, esteve na manhã da última terça-feira, 27, na sede da Seel, em Belém, onde conversou com a secretária Renilce Nicodemos e também recebeu material esportivo para o II Campeonato InterCaps, que iniciou no dia 20 de outubro e se encerra no próximo dia 3 de novembro, quando será entregue a premiação dos vencedores.

O Caps Renascer, que funciona na Travessa Mauriti, é um Centro de Atenção Psicossocial que atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, e estimula a geração de trabalho e renda entre seus pacientes. O campeonato está reunindo cem pessoas, entre usuários e seus familiares. Cinco Caps de Belém e um de Santo Antônio do Tauá estão participando do evento. A programação tem jogos lúdicos como xadrez e dama, e outras modalidades esportivas como tênis de mesa, futsal, vôlei e a popular queimada. A ação tem os objetivos de incentivar a prática do esporte como produção de saúde e também a socialização das pessoas.

“Esse campeonato foi resgatado, pois desde 2008 não acontecia nada nesse sentido. Por isso, precisávamos do apoio da Seel, que nos atendeu de maneira positiva. Os pacientes e a coordenação do Caps agradecem o apoio da secretária Renilce Nicodemos”, disse o diretor Luciano Pereira.