Carateca paraense conquista dois ouros em Buenos Aires

A carateca paraense Lorena Emim Lima, de 18 anos, conquistou duas medalhas de ouro no 4º Campeonato Pan-Americano de Karate, disputado em julho, em Buenos Aires. Ela competiu pela categoria de 18 a 21 anos até 55kg e trouxe na bagagem as medalhas de ouro no kumite por equipe e no kumite individual. Lorena esteve ontem na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel ) para agradecer à titular da Seel, Renilce Nicodemos, pelo patrocínio que recebeu e que viabilizou a sua participação na disputa do torneio organizado pela Panamerican Karate Confederation (PKC).

Lorena treina caratê desde os 7 anos e, após um período afastada dos treinamentos, voltou ao esporte em 2012, ano em que começou a competir. Entre os principais títulos que já conquistou estão o de pentacampeã paraense (de 2012 a 2016) do campeonato da FPCAM (Federação Paraense de Cultura e Artes Marciais) e bicampeã brasileira (2013 e 2014) da CBMA (Confederação Brasileira de Artes Marciais. Ela também é campeã brasileira de caratê de contato (kumite sem proteção) da CBMA, além de ter conquistado dois cinturões do kickboxing, um do Campeonato Brasileiro e outro do Campeonato Paraense.

Lorena é atleta da Associação Kouri de Artes Marciais (Askam) e a sua próxima competição será o Campeonato Brasileiro da CBMA, que vai ser disputado em setembro. A delegação paraense viaja no dia 14 com um grupo de mais de 60 caratecas para a disputa nacional.

Lorena afirma que o grande objetivo de sua carreira é a conquista de um título mundial e, para isto, ela se dedica com afinco aos treinamentos. Para ela, a inclusão do caratê como esporte olímpico abrirá muitas portas aos atletas: “Com o caratê nas Olimpíadas vai ser mais fácil para conseguir um patrocínio. Por isso, eu tenho como meta entrar numa seleção brasileira”, afirma a atleta.