Carateca do Bolsa Talento conquista bronze em disputa no Paraná

O atleta Camilo Machado, de 17 anos, faz parte da Federação de Karatê do Estado do Pará (FKEPA), primeiro Dan Faixa Preta, esteve na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), na manhã de quarta-feira, 17, para agradecer o apoio recebido.

Camilo, que já pratica o esporte há 11 anos, é atleta do Programa Bolsa Talento da Seel. A conquista de terceiro lugar na primeira etapa do Campeonato Brasileiro, em Palmas (TO), de 12 a 14 de junho, o classificou para a próxima etapa em Joinville (SC), de 14 a 18 de outubro deste ano.

Camilo, que completa 18 anos em 22 de junho, começa uma nova fase em sua carreira, pretende se aprofundar nos ensinamentos e doutrinas de sua arte, já começou a dar aulas de caratê na Academia Clam, no Distrito Industrial, bairro onde foi criado, com uma turma composta de dez alunos, na faixa etária de 7 a 13 anos.

No outro período, em dias alternados, ele ministra aulas na academia do Professor Rickson, no bairro Julia Seffer, em Ananindeua. “São projetos voltados para crianças de áreas vulneráveis, onde a criminalidade toma conta. Um exemplo são os meninos da minha geração que hoje estão na marginalidade ou já são pais sem nenhum planejamento”, disse o atleta.

“O caratê me deu um conhecimento da importância do que eu represento na sociedade. Por meio da minha arte quero ajudar quantas crianças eu puder para a conscientização do caráter social de cada um”, encerrou Camilo.

Texto e foto: Nilde Gomes - Ascom/ Seel