Campeonato Paraense de Ginástica Rítmica será neste sábado

A segunda etapa do Campeonato Paraense de Ginástica Rítmica de 2016 vai ser disputada neste sábado, 10 de setembro, no Clube Cassazum (av. Duque de Caxias, nº 1375, Marco). A competição vai ser aberta às 8 horas, com entrada gratuita. A realização do campeonato é da Federação Paraense de Ginástica Rítmica (Fepagin) e conta com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), da Fundação Propaz e do Cassazum.

   
Foto: RODOLFO OLIVEIRA / AG. PARÁ

A disputa vale pela segunda e decisiva etapa do Campeonato Paraense. A Fepagin ainda realiza dois eventos este ano, o Campeonato Conjuntos de Ginástica Rítmica e a Copa Talento de Ginástica Rítmica. Entre os dias 13 a 16 de outubro, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) vai realizar em Belém o Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística, na Escola Superior de Educação Física, com apoio da Fepagin.

A competição deste sábado vai contar com a participação de 48 ginastas dos clubes Centro de Ginástica do Pará, Centro Norte de Ginástica, Colégio Santa Catarina de Sena e Escola Antonio de Carvalho Brasil.

Segundo a direção da Fepagin, dentre as atletas que se destacaram na primeira etapa do Campeonato Paraense de Ginástica Rítmica de 2016 e que são favoritas ao título estão Camily Santos, Erica do Espírito Santo, Bruna Melido, Juliana Gonçalves, ginastas do Centro de Ginástica do Pará e que têm representado o Estado em competições nacionais e internacionais.

Com entrada gratuita, o público vai poder apreciar um verdadeiro espetáculo na disputa do campeonato estadual. Na ginástica rítmica, as atletas se apresentam individualmente ou por equipes em busca da maior nota. As ginastas se apresentam diante do júri ao som de música, em coreografias que unem dança e movimentos, combinados com um dos cinco aparelhos: corda, bola, arco, fita ou maças. O esporte, que estreou em Olimpíadas nos Jogos de Los Angeles de 1984, é disputado apenas por mulheres. A ginástica rítmica promove o encontro entre a disputa esportiva com arte e encantar com a leveza e a perfeição dos movimentos das atletas. O esporte tem administração internacional da Fédération Internationale de Gymnastique (FIG).