Brasil estreia nesta quinta-feira no Torneio Quatro Nações de handebol

A seleção brasileira de handebol feminino estreia no II Torneio Quatro Nações nesta quinta-feira, dia 1°, às 18h45, diante de Cuba. Será a primeira competição oficial a ser disputada na recém-inaugurada Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”. Ontem de manhã, as brasileiras fizeram sob o comando do técnico Morten Soubak o último treinamento antes da estreia.

Durante a movimentação, o técnico Morten Soubak fez vários ajustes táticos de posicionamento e de repetição de jogadas. O treinador corre contra o tempo para dar um ritmo de jogo homogêneo ao grupo e para recuperar o nível competitivo da seleção, refeita após as Olimpíadas do Rio de Janeiro deste ano.

Após as Olimpíadas, o Brasil se renovou com jogadoras que atuam em países como França, Hungria, Alemanha e Polônia, além de atletas de São Paulo e Santa Catarina. O técnico Morten Souback vai testar a nova formação do time neste II Torneio Quatro Nações. Para Soubak, o desafio é entrosar o grupo para lutar por uma boa participação na competição: “O entrosamento completo ainda vai demorar um pouco, mas estamos contentes e com boa perspectiva. As meninas estão se esforçando bastante, vamos lá. O que importa mesmo é que todas se encaixem. Esses três jogos vão ser bons para o grupo pegar mais experiência”, disse o treinador.

Antes do treino das brasileiras, as cubanas, adversárias da estreia no Quatro Nações, treinavam na quadra do Mangueirinho. Logo em seguida, foi a vez do Brasil dar início ao seu treinamento. Além do esforço do treinador Morten Soubak em preparar a equipe de forma adequada, o que se viu foi muita força de vontade por parte das jogadoras, com demonstrações de habilidade e precisão, além de disputas até acirradas pela posse de bola. Mais tarde, a seleção do Uruguai passou a treinar na quadra da Arena.

A Seleção Brasileira Feminina de Handebol é a melhor colocada das Américas e ocupa o 13º lugar no ranking mundial, entre mais de 200 países. Depois de ficar entre as oito melhores na Olímpíada Rio 2016, o grupo disputa em Belém a primeira competição depois dos jogos olímpicos.

O II Torneio Quatro Nações começa nesta quinta-feira (1), na Arena Guilherme Paraense, com a participação das seleções de Brasil, Uruguai, Cuba e Eslováquia. A competição vai ser aberta com a partida entre Uruguai e Eslováquia, às 16 horas desta quinta-feira. Na sexta, dia 2, os confrontos serão entre Eslováquia e Cuba, às 19h, com Brasil e Uruguai fechando a rodada às 21h30. O último dia de disputa do torneio será no sábado, 3, com duelos entre Brasil e Eslováquia, às 11 horas, e Cuba e Uruguai, às 13 horas.

O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e da Federação de Handebol do Estado do Pará (Fhepa), com apoio do governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A entrada para a competição é um quilo de alimento não perecível.

 

Foto: Antonio Darwich / Ascom Seel