Bragança recebe Liga Norte de Futsal até dia 30

A cidade de Bragança, região Nordeste do Pará, abriu na noite de segunda-feira, 26, a X Liga Norte de Futsal, que vai se estender até o próximo dia 30 deste mês.  A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) está apoiando o evento, que pela primeira vez está sendo realizado no Pará com representantes dos Estados do Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima. O evento vale vaga na Superliga Norte, um dos maiores eventos do futsal com aval da Confederação Brasileira de Futsal.

Sobre a Liga Norte, os organizadores informaram que se trata da principal competição de futsal entre clubes profissionais da região. O Paysandu foi o primeiro campeão da disputa, em 2005, seguido do Smac/Ananindeua, em 2006; 2007, 2008, 2009 e 2011, sendo cinco vezes campeão. Em 2010, o título ficou com Alvorada, do Amazonas; o Shouse-Pa, em 2012 e o AABB, do Acre, em 2013. Este ano, o Continental, de Bragança, que encabeça organização junto com a Federação Paraense de Futsal, quer ficar entre os melhores da competição. “A parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), por meio da secretária Renilce Nicodemos, dá oportunidade para todos participarem em mais uma edição da Liga Norte de Futsal”, disse Valdison Castro, que esteve na sede da Seel, onde foi confirmada a parceria para realização da competição, no mês passado.

“A Seel se sente honrada em fazer a parceria para realização deste grande evento esportivo”, disse a secretária Renilce Nicodemos. A cerimônia de abertura do evento ocorreu na segunda-feira, 26, no ginásio D. Eliseu, centro da cidade. A programação começou com a acolhida do público, depois as delegações, as equipes de arbitragem, os pavilhões nacional, estadual e municipal conduzidos por homens do Tiro de Guerra, desfilaram para o público. Entre as autoridades se fizeram presentes o secretário de Cultura e Desportos de Bragança, Pedro Aleno; do representante da CBF, Ricardo Pereira da Costa, e por fim, o presidente da Fefuspa, Paulo José.

No primeiro confronto da programação Constelação, de Rondônia, venceu o Oratório, de Macapá, por 5 a 2; em seguida, o Continental, de Bragança, venceu o Manaus (AM), por 5 a 1. O presidente do Continental Bragança, Edisson Barbosa, esteve na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para receber o material esportivo doado para a realização da Liga Norte de Futsal, que está reunindo cerca de 90 pessoas entre atletas e corpo técnico. “Bragança está inserida no cenário nacional de futsal e isso é ótimo para o Pará”, disse o presidente.