Barcarena recebe mil atletas nos Jogos Abertos do Pará 2015

A cidade de Barcarena, região do Baixo Tocantins, sedia desde a quarta-feira, 10, a nona edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa). A abertura oficial foi realizada no ginásio municipal da cidade e as competições serão disputadas até domingo, 14. O governo do Estado promove os jogos, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Conhecidos anteriormente como JAPs, os Jogos Abertos começaram a ser disputados em 2005. Esta primeira etapa contempla os municípios de Abaetetuba, Tailândia, Moju, Acará, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Cametá e Tucurui, além de Barcarena. São cerca de 1.000 atletas que disputam as modalidades basquetebol, futsal, handebol, voleibol, futebol de areia e tênis de mesa.

Os jogos se iniciaram à tarde com um congresso técnico, realizado na escola Estadual Palmira Gabriel. É nessa ocasião que o regulamento da competição é repassado aos participantes e a ordem das partidas é estabelecida pela comissão técnica. A Seel está trabalhando com 20 árbitros contratados que atuam nas disputas.  

A abertura teve a apresentação das delegações participantes. A tocha olímpica foi conduzida pela atleta do basquetebol de Barcarena Alane Carvalho, e o juramento dos atletas foi feito por Carlos Barbosa, do voleibol. Durante a cerimônia, houve ainda a apresentação do grupo de Expressões Performáticas Luzes, de Barcarena, que mostrou uma coreografia baseada em movimentos da ginástica olímpica, antecedendo a disputa da primeira partida do torneio entre Barcarena e Abaetetuba, pelo futsal masculino, vencida por Abaetetuba por 2 x 0.

Esta fase que dá início ao Joapa 2015 tem a parceria da Seel e da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barcarena (SEMJEL). A cidade foi escolhida, principalmente, pela infraestrutura apresentada, com destaque para o ginásio municipal que passou por reforma para a competição.

“Trabalhamos intensamente durante um mês para colocarmos o ginásio municipal em melhores condições para receber nossos atletas. Também construímos uma quadra para receber as competições do futebol de areia. Estamos muitos felizes por sediar os jogos pela segunda vez consecutiva e pela sétima, das nove edições realizadas até agora”, disse Ademir Sousa, titular da SEMJEL. Barcarena é a maior delegação dos Joapa.

Para a secretária de Esporte e Lazer do Pará, Renilce Nicodemos, a escolha de Barcarena para sede da abertura dos Jogos Abertos se deu principalmente pela boa infraestrutura apresentada. “Esta é uma cidade bastante acolhedora, e por essa qualidade somada à estrutura ofertada para recepcionar os atletas conseguiu se destacar sobre os demais municípios do Baixo Tocantins”, ressaltou.

A segunda etapa dos Jogos Abertos do Pará 2015 será realizada em Santarém, no Baixo Amazonas, região oeste do Estado, de 22 a 28 deste mês.

Veja mais fotos: Clique aqui!

Texto: Dedé Mesquita - Ascom/ Seel

Foto: Anderson Silva - Secom/ Agência Pará