Barcarena é campeão geral do Joapa 2015

O município de Barcarena é campeão geral dos IX Jogos Abertos do Pará de 2015; Abaetetuba ficou em segundo lugar e Ananindeua, em terceiro. O troféu Eficiência dos jogos ficou com Abaetetuba. O boletim final do Joapa foi divulgado oficialmente na manhã desta quarta-feira, 21.  A secretária Renilce Nicodemos, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), parabenizou os campeões, a equipe técnica da secretaria, os árbitros e todos os prefeitos que apoiaram a realização das fases regionais do Joapa.  A fase estadual dos jogos ocorreu em Belém, no período de 14 a 18 de outubro.

“Foi um desafio, porém conseguimos resgatar o Joapa. Esta fase estadual não era realizada em Belém há sete anos, por isso, foi complicado, difícil, a cidade sob a programação do Círio de Nazaré, o que complicou os esquemas de segurança, trânsito e saúde organizados diretamente para o Joapa. No mais, a Seel está com sentimento de dever cumprido. Temos conhecimento de problemas com algumas delegações, mas o Joapa é superior, e vamos continuar trabalhando para que em 2016 esses erros não se repitam”, disse a secretária Renilce Nicodemos, que foi muito festejada pelo trabalho à frente da Seel.

Os Jogos Abertos do Pará fazem do conjunto de medidas de esporte e lazer criadas pelo Governo do Estado, por meio da Seel, com a ideia de agregar valores de cidadania, prática esportiva e qualidade de vida.  A filosofia é baseada no atendimento de maior parcela da população paraense, aqueles com idade acima de 18 anos. “O Joapa é um fenômeno social de agregação de valores, cidadania e melhoria sócio-ecnômica”, explica o professor Ewerton Souza, coordenador-geral dos Jogos.

“Abençoado pela quadra Nazarena, o Joapa chegou ao fim. E de forma inédita todas as principais regiões do Pará contribuíram para esse sonho se tornasse realidade. Foram 74 cidades participando, superando todas as fases anteriores. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado na efetivação das políticas públicas de esporte e lazer. Em 2016, ano olímpico no Brasil, queremos trazer o vôlei de praia, que é uma modalidade olímpica. Vamos aguardar”, avaliou o professor.

Disputa – Participaram desta fase estadual 32 municípios que foram os campeões, por cada modalidade, nas fases regionais realizadas do período de junho a setembro em oito cidades-polos que receberam as delegações. Exemplo: Barcarena, que foi sede da etapa do Baixo Tocantins; Santarém, etapa do Baixo Amazonas; Marabá, etapa do Araguaia, Portel, etapa do Marajó, Marituba, etapa do nordeste 1; Paragominas, etapa do Sudeste; Itaituba, etapa do Sudoeste, e Castanhal, etapa do nordeste 2.

Todas essas prefeituras e as demais que enviaram suas delegações receberam o “Troféu Responsa”, criado pela Seel como forma de agradecimento e incentivo à participação direta dos gestores no Joapa. “A Seel se preocupa e incentiva a participação dos gestores na política de esporte e lazer. Queremos aumentar ainda mais a participação deles. O troféu e um reconhecimento que a Seel criou justamente para valorizar ainda mais a integração dos municípios, que é um dos princípios básicos do Joapa”, disse a secretária.  

Para 2016, a Seel ainda vai avaliar as condições técnicas e financeiras do Joapa. Segundo a secretária Renilce Nicodemos, a meta é ampliar a participação dos municípios, mas a metodologia para alcançá-la ainda será estudada. “Não podemos adiantar quase nada, acabamos de fechar um clico e ainda é cedo para falar do próximo. Eu gostaria de agradecer o apoio e continuar gozando da confiança de todos que participaram do Joapa em 2015”, disse a secretária. Em 2015, o Joapa cresceu 28% em relação ao ano passado. Foram 74 cidades e 4.646 pessoas envolvidas entre atletas e dirigentes esportivos. Nesta fase estadual, foram 32 cidades e 1.107 atletas e dirigentes.   

Delegações parabenizam a Seel por fase estadual do Joapa

Parauapebas: “Estamos passando aqui para parabenizar a Seel pela excelente organização Jogos Abertos fase estadual, quero agradecer a forma como fomos recebidos e tratados durante todos os jogos. O esporte estadual precisa do compromisso e ter orgulho em fazer melhor. Muito obrigado por tudo”.

Barcarena: “Obrigado! Parabéns pelo evento e pelo trabalho desenvolvido pela equipe Seel.

Marapanim: “Neste momento agradecemos o convite para participação deste evento na qual tivemos a oportunidade de levar a equipe Marapaniense composta de Futebol de Areia masculino e feminino, e Futsal masculino, e as meninas de ouro Marapaniense, conquistaram  pela primeira vez na história do município um Título Estadual!!! Obrigado pelo convite e pela confiança depositada na equipe de Marapanim e no vereador Baiano”!!!

Paragominas: “Em nome da Prefeitura de Paragominas agradecemos pelo apoio, parceria e claro amizade. Sabemos de nossas falhas, mas o que aconteceu é passado. O Joapa é muito maior do que problemas. Entendemos o momento e precisando sempre um do outro para fazer cada vez melhor este evento. Parabéns a toda equipe da Seel”

Vigia de Nazaré: “A nossa avaliação é muito boa em vários segmentos. Sabemos que nos não somos 100%, mas vocês fazem todo possível para que o atleta saísse com um espírito esportivo muito feliz, conhecendo novas pessoas,  fazendo amizades na abertura dos jogos, convivendo dia a dia com a coordenação, com dirigentes e com atletas. Estou feliz por Deus nos ter dado essa vitória,  por essa luta que eu tive há dois anos pra cá,  em duas edições dos Jogos Abertos do Pará. Eu participei de todas as edições,  a Vigia ficou em 3º lugar na fase regional no vôlei masculino na 3º edição dos Jogos Abertos,  na 8º e 9º edições sobre o meu comando conquistamos vitórias dentro de quadra, principalmente este ano de 2015 na IX Jogos Abertos do Pará”.

Soure: “Não tínhamos dúvidas quanto ao sucesso da fase estadual do Joapa, considerando o nível da fase regional. Este grupo é sem dúvida o merecedor de todos os méritos. Parabéns pela integração dos polos e a sensibilidade no tratamento com os atletas e sociedade em geral. Grande abraço”!


 

Campeões por modalidades

Basquete feminino

Mãe do Rio – campeão

Abaetetuba – vice-campeão

Santarém – 3º lugar

Basquete masculino

Barcarena – campeão

Mãe do Rio – vice-campeão

Ananindeua – 3º lugar

Futsal feminino

Ananindeua – campeão

Parauapebas – vice-campeão

Abaetetuba – 3º lugar

Futsal masculino

Porto de Moz – campeão

Abaetetuba – vice-campeão

Paragominas – 3º lugar

Futebol de areia - feminino

Marapanim – campeão

Portel – vice-campeão

Abaetetuba – 3º lugar

Futebol de areia - masculino

Barcarena – campeão

Bom Jesus do Tocantins – vice-campeão

Paragominas – 3º lugar

Handebol feminino

Abaetetuba – campeão

Vigia de Nazaré – vice-campeão

Marabá – 3º lugar

Handebol masculino

Vigia de Nazaré – campeão

Abaetetuba – vice-campeão

Rondon do Pará – 3º lugar

Handebol feminino

Marabá – campeão

Óbidos – vice-campeão

OBS: não houve disputa de 3º e 4º lugares

Voleibol masculino

Bragança  –  campeão

Ananindeua – vice-campeão

Portel – 3º lugar

Tênis de mesa - masculino

Parauapebas – campeão (Romário Santos)

São Miguel do Guamá – vice-campeão (Raimundo Bastos)

Itaituba – (Raimundo Osvaldo)

Tênis de mesa – feminino

Barcarena – campeão (Rosicléia Correa)

Alenquer – vice-campeão (Livia Carvalho)

Itaituba - 3º lugar (Raynele Santos)

 

Tags: