Atletas de natação pedem ajuda para Campeonato Brasileiro Juvenil

Os atletas da natação paraense Lucas Matheus, 15, e Ana Sofia Valente, 16, estão pleiteando passagens junto à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para participarem do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação que será realizado em João Pessoa, na Paraíba, no período de 25 a 28 de novembro. A dupla foi recebida pela secretária Renilce Nicodemos, que gentilmente explicou o procedimento para concessão de ajuda. “A prioridade da Seel é o atleta de rendimento, mas na medida do possível atendemos a demanda excedente com muito carinho, pois nosso interesse é ver o nome do Pará em evidência”, explicou a gestora aos jovens atletas, que estavam acompanhados de Márcia Araújo, presidente da Associação de Pais e Atletas de Natação da Adesef, e Mário Moreira Valente, pai da atleta Ana Sofia.

Ainda durante a conversa, a secretária explicou os procedimentos para formalizar os pedidos de passagens e como o atleta pode ser incluído no programa Bolsa Talento, de incentivo ao esporte de rendimento no Pará. “O Bolsa Talento tem prazos e métodos específicos. É preciso que os pais e as federações fiquem atentos para não perder a oportunidade”, disse Renilce Nicodemos. Os atletas Lucas Matheus e Ana Sofia foram convocados à Seleção Brasileira especialmente para disputar a Copa Pacífico de Natação, realizada de 23 a 27 de setembro, na cidade de Palmira, na Colômbia. Nessa Copa na Colômbia, quatro atletas paraenses foram convocados para compor a Seleção Brasileira.

Agora, a dupla quer participar da competição na Paraíba. “Esperamos que a Seel nos ajude, assim como tem ajudado outros atletas a fazer prova fora do Pará”, disse Lucas, que na Colômbia, encerrou sua participação em 4º lugar os 200 metros nado borboleta; 3º lugar nos cem metros borboleta. Já a menina Ana Sofia terminou em 4º nos cem metros nado peito e 8º nos 200 metros nado borboleta.