Atleta do Clube do Remo vence maratona aquática de aniversário de Belém

O atleta do Clube do Remo Gabriel Souza, 20, venceu a maratona aquática alusiva aos 400 anos de Belém. A prova de dois quilômetros foi realizada na tarde deste sábado, 13, e reuniu 68 atletas de Clubes, Associações e Academias de Educação Física de Belém. A iniciativa foi da Associação Paraense de Natação Master e contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), de Saúde (Sespa), além de Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil. Na prova masculina, além de Gabriel, subiram ao pódio Lucas Gomes, da Adesef; e Henrique Pery, da entidade Natação Cidadão. No feminino, a campeã foi Samara Borges, 16, da Adesef; Eliane Guimarães, do Clube do Remo; em segundo lugar, e Priscila Viana, da entidade Avião do Esporte, ficou em terceiro lugar. O resultado com tempo oficial da prova será divulgado posteriormente pela coordenação da prova. 

A maratona aquática em homenagem a Belém somou dois quilômetros de percurso. A largada foi da embarcação da Marinha do Brasil ancorada no pier da Casa das Onze Janelas, no Complexo Feliz Lusitânia. A chegada foi no Portal da Amazônia, no bairro da Cidade Velha. A previsão da coordenação era para um tempo de 22 minutos para os atletas com maior potencial cumprirem o percurso. A maré cheia e a forte correnteza ajudaram e ditaram o ritmo veloz da prova. Gabriel Souza confirmou o favoritismo e chegou em primeiro lugar. Centenas de pais, amigos e simpatizantes da natação movimentaram a competição dando aquela "força" para quem estava na água.

A maratona aquática inscreveu atletas profissionais e amadores da faixa etária de 13 a 70 anos. Segundo Ernesto Sousa Herrera, presidente da Assocação Paraense de Natação Master, uma entidade esportiva que existe há mais de vinte anos, a iniciativa foi a primeira da modalidade e contou também com apoio dos praticantes da canoagem. Para quem participou e venceu a maratona, como a Samara Borges, a iniciativa não poderia ser melhor, uma vez que reuniu os amantes do esporte e campeões de natação como a própria Samara, que é campeã paraense nas provas de 50 e cem metros costas, e Gabriel Souza, especialista em prova de fundo que somam percurso de até 1.500 metros. Gabriel também foi 4º lugar nado livre nos Jogos Universitários Brasileiros.

Saúde - Para participar de uma maratona, o atleta, segundo o médico Jaime Bastos, da Secretaria de Saúde do Estado e que estava de plantão na competição, precisa se alimentar com refeição leve, de preferência com pescado, muito líquido e repouso. "Com a boa alimentação, o atleta evita a fadiga, tensão entre outros problemas que possam prejudicar o desempenho do atleta no decorrer da prova. "Mas nós estamos aqui para atender qualquer caso", disse o médico. Além da saúde, a competição recebeu apoio do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semel) e a Marinha do Brasil.