Assembleia Legislativa realiza sessão solene para homenagear mulheres

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou na manhã desta segunda-feira (7), sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que transcorre nesta terça-feira (8). Na ocasião, também foi outorgada a medalha Isa Cunha em reconhecimento as atividades realizadas por mulheres nos âmbitos do serviço público e privado no Pará. Entre as homenageadas, quatro secretárias de Estado receberam a honraria: Alice Viana (SEAD); Renilce Nicodemos (SEEL); Noêmia Jacob (Sedop) e Ana Cláudia Hage (Seduc). Na cerimônia, o governador Simão Jatene foi representado pela secretária Isabela Jatene.

O presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda (DEM), enfatizou a importância do evento pela representatividade das indicadas dentro do universo de quatro milhões de mulheres paraenses. "Estas escolhas têm representatividade, pois aqui são debatidos temas relativos aos interesses femininos, de igualdade de gêneros", detalhou o parlamentar.

A deputada Cilene Couto (PSDB) destacou que a representatividade feminina nos parlamentos brasileiros ainda está abaixo da expectativa. No Pará, este número alcança apenas 7,3% entre os 41 deputados do Parlamento Estadual. Com relação à Câmara Federal, em Brasília, o computo é de 9%. Porém, este quadro, segundo a deputada, não intimida o sexo feminino, já que conquistas foram adquiridas ao longo dos anos, como o direito ao voto, o ingresso nas academias e, sobretudo, a luta contra a violência traduzida pela lei Maria da Penha.

Já o deputado Sidney Rosa (PSB), fez questão de ressaltar que o Governo do Estado possui, em seu quadro técnico, mulheres executivas e gestoras competentes. O parlamentar indicou a secretária Renilce Nicodemos, da SEEL. "A secretária Renilce Nicodemos se destaca pela forma como atende todos que a procuram na Seel. Ela consegue desenvolver um trabalho que cobre todo o Pará", destacou Sidney Rosa.

A Sessão Solene pelo Dia Internacional da Mulher foi criada pela Resolução nº 22, de 11 de agosto de 1983, por proposta do deputado Raimundo Santos. As indicações das agraciadas são realizadas pelas bancadas partidárias. Na edição deste ano, 14 mulheres receberam a honraria. Acompanhe a lista completa a seguir:

- Alice Viana (titular da Secretaria de Estado de Administração)

- Renilce Nicodemos (titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer)

- Noêmia Jacob (titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas)

- Ana Cláudia Hage (titular da Secretaria de Estado de Educação)

- Julia Marinho (deputada federal)

- Andrea Pacheco (vereadora de Abaetetuba)

- Daniela Souza (titular da Delegacia da Mulher)

- Denise Alves (técnica de enfermagem)

- Lenice Antunes (secretária de Ação Social de Ananindeua)

- Maria Aparecida dos Santos (teóloga)

- Maria Lima (secretária de Ação Social de Mãe do Rio)