Alunos do Vida Ativa da Asalp fazem mini Círio

Os alunos do polo da Asalp (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará) do programa Vida Ativa na Terceira Idade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) fizeram hoje (06/10) de manhã o seu mini Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A celebração aconteceu na sede campestre da associação, na passagem São Jorge, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. Cerca de 60 integrantes do projeto receberam a imagem peregrina da comunidade da paróquia de Santo Antônio de Pádua.

Todo ano, o grupo de oração do conjunto Valparaíso, que pertence à paróquia da igreja de Santo Antônio de Pádua, da rodovia Mário Covas, leva a imagem da Santa até a sede campestre da Asalp para a celebração com os alunos do Vida Ativa. O evento foi coordenado pelas professoras do polo da Asalp, Flávia Oliveira, Raquel Jati e Daniela Negrão. Após as orações e leitura do Evangelho, a Santa chegou e foi levada em uma mini procissão nas dependências do complexo sócio-esportivo.

O polo do Vida Ativa da Asalp possui cerca de 500 inscritos e a professora Flávia Oliveira explicou a causa de muitos não terem ido à celebração: “Como o dia do mini Círio foi decidido e anunciado muito em cima da hora, infelizmente a gente não teve o número esperado. Mas, para o ano pretendemos fazer um calendário com bastante antecedência. Além disto, muitas pessoas viajam, foram para a votação e ainda não voltaram. Outras já estão arrumando as suas casas para o Círio.” Mas ela festejou a participação dos integrantes: “Mas os alunos que puderam vir, representaram muito bem os seus  colegas, foi uma celebração muito bonita. Então, a gente tem é que agradecer a todos”, disse.

A professora Raquel Jati afirmou que os preparativos para o Círio impediram a participação de muitos católicos do grupo: “O polo Asalp do projeto atende pessoas do Valparaíso, da Cidade Nova, do Satélite, até de Marituba, Benevides, da Augusto Montenegro, que vêm fazer aula aqui na Asalp. Na ós temos uma média de uns 500 a 600 alunos. Vieram poucos porque tem uma parte que é de evangélicos e outra parte que já está nos preparativos para o Círio. Tem gente que não veio para cá porque já está recepcionando os familiares que estão chegando do interior e, então, fica meio complicado. Ainda mais que amanhã, a Santinha vem na trasladação de Belém para Ananindeua. Então amanhã é quando acontece também o almoço dos moradores de Ananindeua. O almoço do Círio em Ananindeua é amanhã, porque é o dia em que ela passa por aqui, pela nossa comunidade. Por isso nós fizemos nosso mini Círio aqui da Asalp para hoje, mas já tem gente arrumando e enfeitando a sua casa, enchendo balão, botando a toalha de renda na janela. Ananindeua já está em polvorosa”.

 

 

Tags: