All Star Rodas Belém é campeão brasileiro

O All Star Rodas Belém é campeão brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas. A equipe paraense conquistou o título nacional da 3ª Divisão neste sábado (29), em decisão disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A equipe paraense venceu o Irefes/Crefes/Emescam, por 46 a 31. O terceiro lugar ficou com o Jota/CEE/Cetefe, que bateu a Aabane por 71 a 54. As quatro equipes melhores colocadas garantiram vaga para a 2ª Divisão de 2017.

O título de cestinha da competição ficou com Vileide Brito, responsável por 133 pontos durante o campeonato. Ela também foi escolhida uma das cinco atletas da seleção all star, ao lado de Guilherme Lourenço (ADFP), Edson Mariano Leal (Adesp), Milley Lopes (Jota/CEE/Cetefe) e Tiago da Silva (Cenapa).

O All Star Rodas Belém é formado pelos jogadores Francinei Sotero de Souza, Cosmo Furtado de Oliveira, Matheus Wallace de Oliveira Lisboa, Thyago Alves de Deus, Thiago Costa do Nascimento, Ricardo Pina Freitas, Debora Cristina Guimarães, Adailton Santa Brigida Penha, Anderson Luiz da Silva Vera Cruz, Cleyton dos Santos Bentes, Fabricio Mendes Ribeiro e Vileide Brito de Almeida.

Durante o campeonato, o All Star Rodas evoluiu a cada partida e chegou embalado na final, sob o comando do técnico Caju. No primeiro jogo, a equipe paraense já mostrou sua força ao vencer por 100 a 14 pontos o time Ascamte, do Piauí. No segundo jogo, a disputa já foi mais equilibrada e o All Star derrotou o Addece, do Ceará, por 68 a 43. Na terceira partida, a equipe do Pará perdeu para o Aabane, da Bahia, por 50 a 60, mas foi à semifinal e venceu o Jota/CEE/Cetefe “Candangos Brasília” (DF), por 68 a 53. Já o Irefes/Crefes/Emescam chegou invicto à final, depois de bater a Aabane (63 a 45), a Adesp (60 a 55) e a ADFP/ Fênix/UFPR (53 a 37).

A competição foi disputada no Centro Paralímpico, em São Paulo, organizada pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas (CBBC). Na classificação final, o quarto lugar ficou com o Aabane (BA), em 5º ficou o Adesp (SC), em 6º o Cenapa (MA), o 7º colocado foi ADFP/Fênix/UFPR/Duque de Caxias (PR), em 8º lugar ficou o Addece (CE), na nona colocação ficou o Icep Brasil (DF) e o décimo e último colocado foi o Ascamte (PI).

 

Fotos: Divulgação.