Carateca do Bolsa Talento participa do Arnold Classic Brasil

Na manhã de terça-feira (2), a secretária Renilce Nicodemos, da Secretaria de Estado Esporte e Lazer, recebeu a visita do atleta de caratê Manoel Adelino Borges, que conquistou o segundo lugar no evento Arnold Classic Brasil, no Rio e Janeiro (RJ), na Barra da Tijuca, no Rio Centro, nos dias 30 e 31 de maio.

O carateca paraense é faixa preta primeiro Dan, faz parte do programa Bolsa Talento da Seel, tem 24 anos de idade, é deficiente auditivo desde os quatro meses de vida, após adquirir uma meningite. É formado em designer gráfico e pretende retomar o curso de Educação Física, que, devido as competições, teve que trancar.

Para ele não existe limitações e já disputou várias competições, inclusive com atletas sem deficiência. Adelino se prepara para disputar no dia 27 de junho as seletivas do Campeonato Brasileiro de Caratê, em busca da colocação para o mundial. Outro desafio será o Surdolimpiada Brasileiro 2016, em Lisboa, Portugal.

O atleta se comunica com a linguagem de libras e é sempre acompanhado de seu irmão Danilo Borges, seu intérprete. “Estou muito feliz e agradeço primeiro a Deus, ao Governo do Estado pela formação de novos atletas e pelo apoio que venho recebendo. Agradeço imensamente à minha família, pois sem ela não estaria aqui”, disse Adelino.

O Arnold Classic Brasil é um evento multiesportivo, voltado para o público e é considerado como uma das maiores feiras de nutrição esportiva, com lutas, performance e fitness do país, além de apresentar diversas competições olímpicas e não olímpicas. Contempla, ainda, um congresso de palestras nas áreas de saúde, alimentação e atividade física, com a participação de grandes nomes do cenário nacional e internacional.

Texto e foto: Nilde Gomes - Ascom/ Seel