Paratleta do Bolsa Talento obtém mais uma conquista

 

 Nesta segunda-feira (18), a titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Renilce Nicodemos, recebeu a visita do paratleta paraense Bruno Palheta, de 23 anos, que veio agradecer à secretaria o apoio que vem recebendo. Ele também trouxe o troféu de sua última conquista na Corrida e Caminhada do Trauma Ortopédico, da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico, dentro da programação do 21° Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO), realizado no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, no período de 14 a 16 de maio, em Belém.

A Corrida e Caminhada do Trauma Ortopédico, Belém a Favor da Vida teve como objetivo alertar a população paraense sobre a importância da prevenção ao acidente no trânsito. A largada e chegada foi do estacionamento do Hangar, com percurso pela avenida Duque de Caxias, travessa Humaitá, retorna pela Duque de Caxias, até o Hangar, num percurso de 5 km. A corrida reuniu cerca de 650 pessoas, inclusive, alguns participantes do Congresso.

Bruno Palheta mora com seus avós. Ele perdeu a visão aos seis meses de idade, ainda no hospital. O treinador dele Raimundo Vales Lobo disse que Bruno é bem disciplinado e treina em circuito de rua, todos os dias no bairro do 40 Horas.

O paratleta disse não ter sentido dificuldade. “Venho treinando forte, desde quando foi convocado para as Paraolimpíadas de 2016. Na Corrida do Hangar, fiz o tempo de 21minutos e 17 segundos, normalmente um paratleta faz 21’20”, nesse percurso de 5 Km. Estou me sentindo bem motivado para as próximas competições, me sinto mais fortalecido com o apoio que recebo do Programa Bolsa Talento, do qual faço parte desde o ano passado”, disse. “E sei que posso contar com o apoio da Seel para participar das Paraolimpíadas de 2016”, completou Bruno.

 

Texto e foto: Nilde Gomes - Ascom/ Seel