Oitenta ciclistas enfrentam 100 km de mountain bike no domingo

 

Neste domingo (17), as calmas trilhas e ramais da zona rural do município de Bujaru vão se transformar em pista de competição para 80 ciclistas, divididos em duplas, da Prova Bujaru de Mountain Bike, promovida pela Associação Esportiva Outdoor Challenge com infraestrutura da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Governo do Pará (Sespa) e Cruz Vermelha do Pará. A prova tem largada e chegada na Alça Viária, começa as 8 horas e termina às 18h.

Esportistas de 15 cidades do Pará, Maranhão, Amapá e Rio de Janeiro estão confirmados para pedalar forte contra o sol, o vento, a buraqueira e o atoleiro. Em jogo estão R$ 3 mil em prêmios e muita aventura.

Para ter acesso a caminhos inéditos que combinam paisagens naturais e terrenos velozes e difíceis de pedalar, a organização da prova apoiou a vila de São Lourenço a reconstruir os 320 metros de uma ponte de madeira, uma conquista aos esportistas e um grande benefício às comunidades da região de Bujaru.

“Nosso propósito era mapear o melhor percurso possível ao atleta, combinando desafio e diversão. A região é conhecida por ciclistas. Então, trabalhamos duro para incluir rotas inéditas. Rodamos cerca de 800 quilômetros em várias viagens à região. Com a reconstrução da ponte, a Outdoor Challenge deixa duas heranças, aos ciclistas que agora têm uma nova região para pedalar, e às famílias de São Lourenço e várias vilas da região que reconquistaram, com seu trabalho, caminhos mais fáceis e seguros para viver no local”, informou Rubens Campos, da organização do evento.

Os competidores da Prova Bujaru terão, além do seguro de prova, ambulância da Sespa e quatro moto-socorristas da Cruz Vermelha do Pará. A equipe da Amazon Outdoor vai levar mecânicos e serviço de lavagem após a prova. A equipe Ciclor vai levar acessórios e bikes para exposição. O ponto de hidratação dos atletas será no Km 50, na comunidade Ponta de Terra, para fornecer cinco litros de água por dupla de competidores e frutas.

Rubens avisa que será uma prova dura. “Será difícil, mas totalmente possível de ser conquistada por ciclistas avançados e esportistas que se desafiam. Parte dos atletas vai pedalar contra o relógio. Mas a maioria vai lá para se superar e concluir o percurso”, informou.

A largada será às 8 horas, começando pelas piscinas naturais do Balneário da Bica, no quilômetro 33 da Alça Viária. As famílias dos atletas estão convidadas a ir torcer por eles e curtir as piscinas naturais do local.

Serviço:
Prova Bujaru de Mountain Bike, domingo, 14 de maio, com largada e chegada no Balneário da Bica, km 33 da Alça Viária. Acesso ao balneário para familiares e amigos a R$ 10/pessoa.

 

Texto e fotos: Assessoria de imprensa do Outdoor Challenge

Tags: