Início >> Noticia >> Seel promove em Marabá etapa regional dos Jogos Abertos do Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seel promove em Marabá etapa regional dos Jogos Abertos do Pará

Mais de 500 atletas e dirigentes esportivos participam, em Marabá, da etapa Araguaia dos IX Jogos Abertos do Pará (Joapa), promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Nesta sexta-feira (24), ocorreram as rodadas eliminatórias das seis modalidades que compõem a programação. Os campeões se classificam automaticamente para a etapa final, em Belém, em outubro. A cerimônia de abertura, na noite de quinta-feira (23), foi marcada por apresentações culturais, desfile das delegações, juramento dos atletas e o acendimento da tocha olímpica. O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Walter Vieira, deixou a mensagem de boas-vindas às delegações.

Dez municípios da região do Araguaia, ou sul e sudeste, participam dos jogos. As delegações foram premiadas com o troféu “Responsa”, de incentivo ao município que assina o termo de adesão para participar do evento. Segundo o professor Ewerton Souza, coordenador geral da competição, o nível de participação cresce a cada etapa, assim como a credibilidade do evento, que ainda vai cruzar outras regiões do Estado nos próximos dois meses. “Já podemos deixar nosso convite para os dirigentes do Marajó. A sede dos jogos será a cidade de Portel. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site da Seel e podem ser acessados pelos municípios interessados”, disse.

Em Marabá, as competições foram divididas no ginásio municipal e nas quadras de escolas. O futebol de areia, principal novidade do Joapa em 2015, ocorre na praia do Tucunaré, maior balneário da região. O tênis de mesa vai para o clube militar da cidade. “Queremos prestigiar a Seel e dizer que o Pará está concorrendo para ser ponto de aclimatação de delegações que vão participar das Olimpíadas Rio 2016. Isso é muito importante para o esporte paraense, assim como esse evento que é vitrine para revelação de talentos”, disse o deputado Dirceu Ten Caten, da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer da Assembleia Legislativa.

A programação esportiva dos Jogos Abertos começou na manhã de quinta-feira (23), com jogos de handebol, voleibol, basquete, futebol de areia e futsal. O equilíbrio tem marcado as disputas. Ninguém quer deixar a competição e voltar para casa mais cedo. A maioria quer a classificação, o título de campeão, e continuar se preparando para a fase final em Belém.

Legado – Além do troféu “Responsa” e medalhas, a maior premiação dos Jogos Abertos está no legado sócio-esportivo. Para o universitário Victor Matos, 19, do time de basquete de Parauapebas, o governo do Estado está de parabéns pela iniciativa. O atleta saiu de Belém para cursar Engenharia da Produção no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) na cidade.

“Quando começamos eram poucas pessoas, mas agora conseguimos organizar um time e transformar o basquete numa modalidade mais popular. Antes disso, o basquete era jogado só na Serra de Carajás, mas conseguimos mudar um pouco essa realidade aproveitando nosso material humano. Os Jogos Abertos abrem oportunidades para nosso potencial”, avalia o jovem atleta, que antes de sair de Belém para estudar no sul do Pará jogava pelo time da Assembleia Paraense.

Além de atletas, os Jogos Abertos também servem de referência para quem ajuda a organizá-lo. Segundo o professor Raimundo Augusto Coelho de Souza, com 29 anos de experiência profissional, o modelo da competição precisa de alguns ajustes, porém, a contribuição é inegável do ponto de vista qualitativo. “A prática esportiva é salutar e dispensa comentários. Por isso, os jogos são importantes para formação de cidadãos e se conseguirmos revelar talentos e futuros campeões melhor ainda”, disse

A fase Araguaia dos Jogos Abertos segue até domingo (26), com a premiação dos vencedores. A festa deve repetir a alegria de quem vai se juntar aos campões das fases do Baixo Tocantins, em Barcarena, e do Amazonas, em Santarém. Além de Marabá, estão na competição os atletas de Abel Figueiredo, Anapu, Bom Jesus do Tocantins, Curionópolis, Eldorado de Carajás, Goianésia, São Domingos do Araguaia, Nova Ipixuna e Parauapebas.
Tags: Jogos Abertos; Joapa