Atleta paraense conquista título mundial de Jiu-Jítsu em Abu Dhabi

 

 

O paraense Ítalo Junior, de 11 anos, atleta de Jiu-Jítsu, categoria 46 quilos e meio, faixa laranja, conquistou o título de Campeão Mundial de Jiu-Jítsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, trazendo a medalha de ouro para o Pará. O título é inédito para o estado do Pará.

O atleta luta desde os seis anos de idade, já faz parte da Federação Brasileira de Jiu-jítsu há três anos e recebe o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Ao longo de sua trajetória, Ítalo já conquistou cerca de 60 medalhas e se prepara para a próxima competição que será em São Paulo de 24 a 26 de julho.

Campeonato - Foram muitas as dificuldades para chegar até Abu Dhabi. A primeira, financeira, e diante disso, o pai, Ítalo Andrade, pediu ajuda a familiares, amigos, ao Governo do Estado e fez campanha crowdfunding na internet para captar recursos para ajudar nos custos da viagem que chegaram a R$ 12 mil.

Houve até atraso no voo, de nove horas de duração, que partiria de Miami com destino a Paris. Pai e filho tiveram que esperar a conexão de 15 horas no saguão do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. A mala que continha todas as roupas do atleta e de seu pai, assim como o quimono e a faixa, acabou sendo perdida pela companhia aérea.

Um dia depois, a mala estava na recepção do hotel, deixada pela companhia aérea. "Foi como um abraço de mãe, quando está longe do filho há mais de um ano, ao avistarmos a mala e constatar que tudo estaria resolvido", disse Ítalo (pai).

Imprevistos, cansaços físico e mental, mudança de fusos, ter lutado com atletas com quase 10 kg a mais, pois na categoria de Ítalo não tinha outros atletas, forçando-o a subir duas categorias e muitas outras coisas, e ainda assim, o atleta conseguiu conquistar a medalha de ouro, fato inédito, pois nenhum atleta paraense havia feito essa viagem, com esse propósito, antes.

Após a preparação para o Pan Kids de Jiu-Jítsu 2015, que ocorreu na Califórnia (EUA), em fevereiro, no qual Ítalo obteve a terceira colocação, ele teve preparação conjunta para o Campeonato Brasileiro de Judô, há uma semana, no qual o atleta também obteve a terceira colocação.

O atleta contou com treinos específicos para as modalidades aliados à musculação duas vezes por semana, além de suplementação para poder dar conta de toda essa rotina puxada.

Tags: