Início » Content » Seel, 23 anos!
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seel, 23 anos!

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) completa hoje 23 anos. Em seus vários investimentos em diversas frentes esportivas nos últimos dois meses, foram 59 incentivos que contribuíram de forma decisiva para promoção e estímulo da prática esportiva, melhorando a qualidade de vida da população paraense.

Criada em 28 de abril de 1999, pela lei 6.215, a Seel é um órgão da administração direta do Estado do Pará e tem por finalidade institucional a formulação e a gestão das políticas e do Plano Estadual de Esporte e Lazer.

Programas da Secretaria incentivam a prática do esporte e a valorização do atleta. O programa Vida Ativa na Terceira Idade foi criado especialmente para atender as pessoas com idade acima de 50 anos. O principal objetivo é valorizar a inserção da pessoa idosa na sociedade, por meio de práticas esportivas como caminhada orientada, ginástica, hidroginástica, natação, dança, e atividades de memorização.

O Talentos Esportivos é um projeto que visa contribuir para o desenvolvimento motor das crianças e jovens, bem como envolver por meio de aulas gratuitas de natação, saltos ornamentais e ginásticas artísticas.

O programa Bolsa Talento é voltado ao esporte de rendimento das modalidades olímpicas e paralímpicas. Atualmente o programa é regido pela Lei 7.119, de 31 de março de 2008, que estabeleceu critérios técnicos para obtenção da bolsa, além de estimular a gestão esportiva entre as federações responsáveis pelas indicações dos contemplados. O último edital do Bolsa Talento contemplou 94 atletas.

Já o projeto “Canoagem Pará” é uma iniciativa que desenvolve aulas de canoagem de velocidade com ênfase na importância social, da educação e do respeito ao meio ambiente para adolescentes e jovens de 13 a 18 anos. A Seel já iniciou o calendário de jogos da décima primeira edição dos Jogos Abertos do Pará, o Joapa, um evento esportivo com o objetivo de incentivar a prática esportiva em todo território paraense. As regionais Rio Caeté (Bragança) e Rio Capim (Paragominas) já foram realizadas, faltando mais oito regionais.

Outros atletas de diversas modalidades, bem como as Entidades de Administração de Desporto, foram incentivados financeiramente em forma de repasse de recurso, doação de material e prestação de serviços.

“É uma satisfação poder apoiar estes grandes atletas. A Secretaria tem orgulho de poder realizar sonhos daqueles que se dedicam ao cenário esportivo. Além de levar o nome do Governo do Estado, por meio da Seel, para outros lugares”, disse Nivan Noronha, secretário de Esporte e Lazer.

Localização

Brasil
BR
imagem: