Início » Content » Jogos Abertos do Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Jogos Abertos do Pará

 

Em 2005, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) formulou os Jogos Abertos do Pará (JOAPA). A disputa é um grande evento esportivo direcionado aos atletas dos municípios do interior do Estado, disputado nas modalidades esportivas Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Tênis de Mesa e Futebol de Areia, nas categorias Masculino e Feminino.

No ano de 2014, os jogos foram disputados na sua oitava edição nas Fases Regional e Estadual no período de abril a setembro. Com um total de 58 municípios inscritos, dos 128 municípios convidados, representando 45% do Estado do Pará, o 8° JOAPA reuniu em sete regionais 2734 atletas, sendo a maioria masculina. O grande campeão desta edição foi o município de Abaetetuba.  

Em 2015, o 9° JOAPA reuniu 74 municípios, um aumento de 28% em relação ao ano anterior, com 4.646 pessoas envolvidas entre atletas e dirigentes esportivos. No total, foram realizadas oito etapas regionais.

Contando com o sucesso da edição anterior e a intenção de incentivar a prática esportiva no Estado, partindo da premissa de que se trata de um direito humano essencial e assegurado a toda sociedade, imprescindível ao desenvolvimento e a difusão de valores como cooperação, tolerância e respeito, colocando indivíduos e comunidades lado a lado, ultrapassando assim, as diferenças étnicas e culturais, a SEEL assegurou a realização da décima edição em 2017, onde contou com cinco etapas regionais, com total de 40 municípios e 2690 atletas.

Em 2021, a SEEL iniciou o cronograma da décima primeira edição dos Jogos Abertos do Pará. Após três anos, os Jogos retornam com novidades. Dessa vez, serão realizados em três fases: a primeira é a Municipal, em que serão selecionados os representantes dos municípios para participar da próxima fase. As cidades receberão ainda, um kit de materiais esportivos para treinamento de suas equipes. A fase Regional é a realização de evento esportivo com a participação de municípios das diversas microrregiões do Estado. Já na última fase, a Estadual, irão disputar os municípios vencedores da fase anterior.

 

REGULAMENTO GERAL 2022

ALTERAÇÃO NO REGULAMENTO

CARTA CONVITE - REGIONAIS: GUAMÁ/GUAJARÁ, BAIXO TOCANTINS, RIO CAETÉ, MARAJÓ I

 

 

Para dúvidas e esclarecimentos:

Contatos: (91) 3201-2347/ 3201-2326

Email:  jogosabertospa@gmail.com

 

 

Localização

Brasil
BR