Jogos Abertos do Pará

Em 2005, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) formulou os Jogos Abertos do Pará (JOAPA). No ano de 2014 os jogos foram disputados na sua oitava edição nas Fases Regional e Estadual no período de abril a setembro. Com um total de 58 municípios inscritos, dos 128 municípios convidados, representando 45% do Estado do Pará, o VIII JOAPA reuniu em sete regionais 2734 atletas, sendo a maioria masculina.
Em 2014, os Jogos foram disputados nas modalidades basquetebol, futsal, handebol e voleibol, gêneros masculino e feminino. O futsal foi a modalidade mais praticada com 1080 inscrições. Em contrapartida, o basquetebol foi jogado por 300 atletas, apresentando a menor procura. O município de Abaetetuba foi o vencedor do VIII JOAPA, e assim, conquistando o Troféu Eficiência ao conseguir as melhores colocações no cômputo final.
Contando com o sucesso da edição anterior e a intenção de incentivar a prática esportiva no Estado, partindo da premissa de que se trata de um direito humano essencial e assegurado a toda sociedade, imprescindível ao desenvolvimento e a difusão de valores como cooperação, tolerância e respeito, colocando indivíduos e comunidades lado a lado, ultrapassando assim, as diferenças étnicas e culturais, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), inicia no mês de março o cronograma da 9ª Edição dos Jogos Abertos do Pará.
A disputa é um grande evento esportivo direcionado aos atletas dos municípios do interior do Estado, disputado nas modalidades esportivas Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Tênis de Mesa e Futebol de Areia.
 
Para dúvidas e esclarecimentos:
Contatos: (91) 3201-2323/ 3201-2326
 
Ofício às Prefeituras:
 
Carta Consulta:
 
Caderno de Encargos:
 
Regulamento Geral:
 
Boletim Informativo nº1 (Marituba):
 

Para dúvidas e esclarecimentos:

Coordenador dos Jogos Abertos: João Pereira da Silva Carmo
Contatos: (91) 3201-2323/ 3201-2326