Visita técnica define local dos IV Jogos Indígenas do Pará

A organização dos Jogos Indígenas do Pará de 2014 já começou. Em sua quarta edição, os jogos estão confirmados para acontecer no período de 4 a 10 de setembro, tendo por sede o município de Marapanim, no nordeste paraense. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realiza o evento com o objetivo de resgatar e estimular as tradições indígenas, a fim de que toda a população conheça a riqueza cultural do Pará.

A primeira edição dos Jogos Indígenas do Pará foi realizada em 2004, desde então, o Governo não deixa de investir e ampliar sua atuação para incentivar as práticas esportivas no Estado. A titular da Seel reforça a importância dos jogos para o desenvolvimento do esporte no Pará. “Com os Jogos Indígenas vamos estimular o esporte no Estado, além de ajudar a difundir nossa cultura”, afirma.

No sábado, 12, uma comissão técnica composta pela diretora de eventos da Seel, Ana Júlia Chermont; o coordenador técnico-cultural do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena, Carlos Terena; e representantes da prefeitura estiveram no município de Marapanim para acertar local e estrutura do evento. A arena onde acontecerão os jogos será montada na praia de Marudá, o distrito foi escolhido pela comissão por ter um espaço físico que sustenta as demandas. A novidade desse ano fica por conta da instalação de um infocentro para os indígenas ao lado da arena.

O evento reunirá 15 etnias, sendo 13 do Pará e duas convidadas, que disputarão e demonstrarão modalidades esportivas tradicionais e não tradicionais. Dentre as modalidades tradicionais estão: arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, demonstração de corrida de tora, demonstração de Kaipy e lutas corporais. Já as não tradicionais são: futebol de campo, corrida de velocidade (100 metros), cabo de força, corrida de fundo e natação em águas abertas.

 
Ascom/Seel
Data: 14/04/2014