Velocidade marcará provas do GP Brasil Caixa Pará de Atletismo

 

Muitas atrações nas provas de pista do torneio feminino do 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo, que será disputado na manhã do próximo domingo (10), no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém, a partir das 8 horas. No total, participarão do evento cerca de 120 atletas de 25 países do mundo inteiro. A entrada é gratuita.

Nas corridas curtas, duas fortes concorrentes são as representantes dos Estados Unidos Barbara Pierre, nos 100 metros, e Tiffany Townsend, nos 200 metros. Barbara Pierre, de 28 anos, tem o tempo de 10.85 segundos nos 100 metros, e Tiffany Townsend, 22.26 nos 200. Barbara e Tiffany terão pela frente as melhores velocistas do Brasil. Uma delas é Ana Cláudia Lemos (foto acima), campeã do GP Brasil em Belém no ano passado com 11.05 segundos, recorde sul-americano nos 100 metros. A atleta detém ainda o recorde sul-americano dos 200 metros, com a marca de 22.48 segundos.

Outras duas atletas de ponta do Brasil estarão nas duas provas de velocidade pura em Belém: Franciela Krasucki, nos 100 e 200 metros, e Rosângela Santos, nos 100. Ana Cláudia, Franciela, Rosângela e Vanusa Santos (inscrita nas duas provas) foram campeãs do certame Ibero-Americano, encerrado em São Paulo no último domingo. Evelyn dos Santos, que fez o revezamento 4 x 100 metros como finalista olímpica em Londres, disputará os 100 metros.

Nos 800 metros, uma novidade anunciada pela organização é a russa Anastasia Bazdyreva, de 22 anos, que já fez a prova em 2:01.28 minutos. Quem tem a melhor marca pessoal na prova é a norte-americana LaTavia Thomas, de 26 anos, que tem 1:59.67 minuto, tempo obtido em 2011.

Nos três mil metros com obstáculos, uma das atrações será a etíope Buzuayehu Mohamed, quarta colocada no Mundial de Juvenis disputado no mês passado em Eugene, nos Estados Unidos. Aos 18 anos, ela tem como recorde pessoal 9:40.26 minutos. A brasileira Sabine Heitling, de 27 anos, recordista sul-americana com 9:41.22, também está confirmada.

O 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo é promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat), com patrocínio da Caixa e apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e da Federação Paraense de Atletismo (Fbat).

Serviço:

Os ingressos para o GP Brasil de Atletismo são gratuitos e podem ser retirados em um posto localizado entre o Mangueirão e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), com acesso pela Rodovia Augusto Montenegro. Escolas públicas interessadas devem entrar em contato com a Seel pelo número (91) 3201-2323. Cada ingresso dá direito ao sorteio de um carro zero quilômetro.

 

Dedé Mesquita/ Ascom SEEL