V Jogos de Integração do Programa Vida Ativa na Terceira Idade reúne 600 idosos

Mais de 600 idosos participam da quinta edição dos Jogos de Integração do Programa Vida Ativa na Terceira Idade, organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A cerimônia de abertura acontece as 8h30 desta terça-feira, 3, no ginásio do Instituto Federal do Pará (IFPA), localizado na Avenida Almirante Barroso. O objetivo dos jogos é integrar os idosos dos seis núcleos do Programa Vida Ativa, proporcionando momentos de lazer e confraternização. Ao final das competições serão escolhidos o rei e a rainha dos jogos.

As competições iniciam na quarta-feira, 4, com as provas de atletismo que acontecem 8h30 às 11h30, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). Na quinta-feira, 5, também no Mangueirão, acontecem os jogos de salão como vôlei adaptado, xadrez, dama e queimada. No vôlei adaptado, em vez da bola tradicional os jogadores utilizam uma bola grande e leve feita de plástico, para evitar acidentes e contusões.

Na sexta-feira, 6, último dia das competições, os idosos participam das provas de natação, que acontecem na Assalp, e de atividades aquáticas como pedalada com macarrão, caminhada aquática e pernada com prancha.

Vida Ativa - O Programa Vida Ativa oferece diversas atividades esportivas para idosos acima de 50 anos, como vôlei, ginástica e alongamento, além de aulas de artesanato. Para se inscrever no Programa o idoso deve apresentar cópia da Carteira de Identidade, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e atestado médico comprovando que está em boas condições de saúde em algum dos pontos de atendimento do programa: Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Assalp), Grêmio Literário Português, sede social do Clube do Remo, Hospital Abelardo Santos e o Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).

Liandro Brito - Ascom/Seel