Segurança reforçada garante tranquilidade para cerca de 20 mil torcedores no Mangueirão

Por mais uma noite as arquibancadas do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, balançaram com a vibração das torcidas do Remo e desta vez, depois de cinco anos sem jogar em Belém, do Flamengo. O jogo válido pela Copa do Brasil 2013 acabou com a vitória do time carioca com apenas um gol. A Copa do Brasil é o segundo torneio de futebol mais importante do país e conta com a participação de 86 clubes. A competição é dividida em sete fases “mata-mata” que iniciou com o jogo Remo X Flamengo em Belém e encerrará apenas em 27 de novembro.

Para a festa, que reuniu cerca de 20 mil torcedores, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) preparou uma grande estrutura envolvendo mais de 10 órgãos públicos, entre segurança e saúde. “Com um público grande como este e não registrarmos nenhuma ocorrência, provamos que estamos preparados para receber qualquer tipo de evento. A prova disso é o GP de Atletismo, que vamos ter aqui no Mangueirão dia 12 de maio. O povo paraense também está de parabéns, pois veio para o estádio fazer uma linda festa”, disse o secretário da Seel, Marcos Eiró.

Mais de 800 homens da Polícia Militar, incluindo cavalaria e canil, fizeram a varredura interna e externa do estádio, incluindo a revista e triagem de ambulantes e torcedores. Todas as salas, depósitos, cabines, camarotes, tribunas e banheiros foram vistoriados por 42 agentes da Secretaria Municipal de Economia (Secon), com o objetivo de coibir a venda de bebidas alcoólicas. O Corpo de Bombeiros esteve com mais de 200 homens e três ambulâncias para atender casos de emergência.

O Tribunal de Justiça do Estado, mais uma vez, levou o seu ônibus do Juizado Especial Itinerante com um defensor público, um juiz e um promotor, que firmam acordos com infratores para não responderem processo. Por exemplo, cambistas e torcedores que provocam tumulto nas arquibancadas. Eles podem ficar até 6 meses afastados do estádio ou prestar serviços comunitários. Os casos são julgados e sentenciados na hora. Nenhuma ocorrência foi registrada.

Todo o evento teve a cobertura de mais de 270 jornalistas, entre radialistas, comentaristas esportivos e cronistas do Pará e de outros Estados. O Mangueirão continua sendo palco de grandes jogos e recebe neste sábado o Re X Pa, às 18h30, pela primeira partida da semifinal do segundo turno do Parazão.

Liandro Brito - Ascom/Seel