Seel participa de reunião com o Comitê Organizador da COPA 2014

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, participa de uma reunião com membros do Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014 na próxima semana. Na ocasião serão definidos os detalhes relativos às acomodações das equipes técnicas e atletas que virão a Belém no período que antecede à competição. Esses preparativos fazem parte do processo de adequação pelo qual a capital terá de passar para se tornar um Centro de Treinamento.

Em agosto do ano passado, Belém foi selecionada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como um dos CTs para seleções que participam da competição. Segundo o Comitê, a escolha por Belém e outras cidades situadas fora do eixo Rio-São Paulo é uma forma de fazer com que todo o país seja mobilizado em torno da Copa e evitar que os locais de treinamento fiquem centralizados em apenas uma região. Para o secretário-executivo do Ministério do Esporte e membro do conselho administrativo do Comitê da Copa, Luís Fernandes, a medida busca levar a outras regiões o mesmo desenvolvimento experimentado pelo Estado-sede.

Em outubro de 2012, Belém sediou o Roadshow Soccerex, um dos maiores eventos de futebol do mundo, destinado a promover o potencial da cidade como Centro de Treinamento durante a Copa do Mundo 2014 junto aos representantes das oito seleções internacionais presentes à programação. Para o governador Simão Jatene, a escolha da capital paraense é resultado de uma estratégia de desenvolvimento do Governo do Estado, que busca transformar o Pará em um palco de grandes acontecimentos esportivos.

“Ao se candidatar à sub-sede e se dispor a abrigar uma seleção internacional, o Pará assumiu uma responsabilidade muito grande. A repercussão que a presença dessas seleções em Belém terá vai servir para reafirmar o grande passo que a cidade vem dando no sentido de se consolidar como sede de grandes eventos”, disse o governador.

Jatene relembrou ainda que no período de um ano e meio a capital do Pará já mostrou sua vocação ao receber competições de nível internacional, como o Superclássico das Américas (Brasil x Argentina), o Campeonato de Desportos Aquáticos e duas edições do Grande Prêmio Brasil de Atletismo. “Além de oferecer uma estrutura adequada para receber esses atletas, durante esses eventos o Pará mostrou que tem um grande diferencial, que é o público paraense, apaixonado por esporte”, enfatizou.

“No início de maio Belém sediou um dos maiores eventos esportivos, o tradicional GP de Atletismo, competição que abriu o “Brazilian Athletics Tour” e serviu como termômetro para Mundial de Moscou, que acontece em agosto. Mais uma vez o Estado foi projetado como um grande centro esportivo”, completou o secretário de Esporte do Pará, Marcos Eiró. Durante a reunião com o Comitê Organizador da Copa, Marcos Eiró também pretende reforçar a indicação da cidade de Santarém, no oeste paraense, como Centro de Treinamento de Seleções, já feita pelo Governo do Estado durante as primeiras visitas dos representantes da FIFA ao Pará.

Liandro Brito - Ascom/Seel