Seel lança campanha da paz no jogo entre o Remo e Paysandu no Mangueirão

O governo do Estado realizará uma campanha destinada a promover a cultura de paz no esporte paraense. O lançamento da campanha, marcado para o próximo domingo (26), durante o jogo entre Remo e Paysandu, foi definido na tarde desta sexta-feira (24), por representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A iniciativa conta com a parceria da Federação Paraense de Futebol, presidida por Antônio Carlos Nunes. A partir do clássico Re x Pa, as ações que visam coibir a violência em competições esportivas acontecerão durante todos os eventos promovidos pela Seel, na Região Metropolitana de Belém.

Intitulada “Pacto de Paz”, a campanha foi planejada por profissionais dos departamentos de Eventos, Marketing e Informática da Seel. “A proposta principal é devolver no torcedor a sensação de segurança no ambiente esportivo, para trazer as famílias de volta a esses ambientes”, explicou Renilce Nicodemos, secretária adjunta de Estado de Esporte e Lazer.

Uma pomba branca - símbolo da campanha - será solta por cinco crianças antes de cada jogo. Participarão também atletas renomados do esporte paraense, como o lutador do UFC Yuri Marajó; os caratecas Hugo Yamaguchi e Daniela Tanaka; os paratletas Bruno Lins e Waldir Moura; a equipe de basquete em cadeira de rodas All Star Rodas; os tenistas de mesa Victor Matheus e Glauciane Mendes, e o atleta de salto de penhasco Juscelino Alves. Eles desfilarão pelo gramado exibindo faixas e cartazes com pedidos de paz. Visando incentivar os torcedores, no dia do jogo todos os servidores envolvidos na campanha vestirão camisas brancas.

Para assegurar a tranquilidade dos torcedores e a estrutura física do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, no dia do Rex Pa será montado um forte esquema de segurança, com cerca de 900 policiais militares, 150 homens do Corpo de Bombeiros, equipes da Guarda Municipal de Belém, do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). O prefeito da capital, Zenaldo Coutinho, participará do lançamento da campanha.

Luana Valente - Ascom/Seel