Seel inicia os preparativos para nona edição dos Jogos Abertos do Pará

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) iniciou nesta semana os preparativos para a nona edição dos Jogos Abertos do Pará, promovidos pelo governo do Estado, com o objetivo de incentivar a prática esportiva em todo território paraense, buscando também o desenvolvimento e a difusão de valores como cooperação, tolerância e respeito. Os convites já foram expedidos, e as secretarias municipais de esporte têm até o dia 18 de março para confirmar participação no evento.

Os Jogos começaram a ser disputados em 2005. As atividades foram interrompidas por alguns anos, mas foram retomadas em 2014. A oitava edição do evento congregou 58 municípios, em sete fases regionais, reunindo cerca de 2.800 atletas em quatro modalidades: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A competição foi vencida pelos atletas de Abaetetuba.

Este ano, todos os municípios paraenses estão sendo requisitados a participar e já receberam o calendário do evento e regulamentos. A mudança se verifica também no número de modalidades esportivas, que passou de quatro para seis, com a inclusão do tênis de mesa e do futebol de areia, e de mais uma etapa regional, somando oito.

Calendário - As etapas regionais compreendem o Sudeste/Araguaia, Baixo Tocantins, Sudeste, Sudoeste, Marajó, Oeste/Amazonas, Nordeste I e Nordeste II. Entre os dias 11 de março e 30 de abril, os técnicos da Seel farão visitas técnicas para definir as possíveis sedes das fases regionais. A primeira será em maio, a segunda em julho, a terceira em agosto, a quarta em setembro e a quinta, entre os meses de setembro e outubro.

A fase final, também chamada de Estadual e que reúne todos os campeões das fases regionais, será entre os meses de outubro e novembro, em cidade ainda a ser definida. Na Seel, servidores do Departamento Técnico concentram esforços para que o evento seja um sucesso. “Nossa intenção é alcançar todos os municípios paraenses. Vamos cobrir todas as regiões e, para isso, solicitamos a colaboração das secretarias municipais de esporte para que tenhamos um maior número de atletas envolvidos e assim, que sabe descobrir novos talentos do esporte amador no Pará”, disse Luiz Haroldo Silva, diretor do Departamento Técnico da Seel.

Serviço:

As secretarias de esporte dos municípios paraenses têm até o dia 18 de março para confirmar participação dos IX Jogos Abertos do Pará. Informações: e-mail jogosabertosdopara@yahoo.com.br e (91) 3201-2323 e 3201-2326.

CADERNO DE ENCARGOS CANDIDATURA À SEDE DOS IX JAPs 2015

CARTA CONSULTA JOGOS ABERTOS 2015-1

REGULAMENTO GERAL IX JAPs 2015

OFÍCIO JAPs 2015

Texto: Dedé Mesquita - Ascom/ Seel