Seel finaliza ações para realização do GP de Atletismo no Mangueirão

A Seel reuniu representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, na tarde dessa segunda-feira, 6, para finalizar as ações de trabalho para o Grande Prêmio Brasil Caixa/ Governo do Pará de Atletismo 2013, que ocorre no próximo dia 12 de maio, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) reuniu mais de 30 representantes de órgãos municipais, estaduais e federais na tarde desta segunda-feira (06), com o objetivo de finalizar as ações para realização do Grande Prêmio Brasil Caixa/ Governo do Pará de Atletismo 2013, no próximo dia 12 de maio (domingo), no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O GP de Atletismo deste ano conta com 26 países e mais de 100 atletas, que ficarão hospedados no Hotel Hilton, e terão o apoio da Academia BodyTech para treinar. As equipes chegam a Belém a partir da próxima quinta-feira (09), e terão todo o apoio da Polícia Militar para a segurança no traslado aeroporto/hotel. A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a Companhia de Turismo de Belém (Belemtur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) receberão os atletas, entregando sachês de ervas aromáticas (cheiro do Pará), bombons recheados com frutas regionais, o guia turístico da cidade e o muiraquitã, um amuleto amazônico.

A imprensa local poderá acompanhar, a partir da sexta-feira (10), os treinos no Mangueirão, que não serão abertos ao público. A programação do evento será iniciada no domingo às 8 h, pontualmente, e no final das competições haverá o sorteio de um carro 0 km para o público. Os cadetes e a banda da Marinha do Brasil também estarão presentes na cerimônia de abertura. Os portões B2 e B3 serão destinados ao acesso exclusivo dos atletas.

Olimpíadas - “O Mangueirão foi escolhido como polo de treinamento para os atletas das Olimpíadas de 2016. Este GP já é um trabalho para mostrarmos como estamos preparados para receber grandes eventos internacionais. Seremos como anfitriões nas Olimpíadas”, disse o titular da Seel, Marcos Eiró. Ele acredita que esta é a oportunidade de mostrar que o Pará está pronto para realizar grandes trabalhos envolvendo o atletismo.

Já foi montada a estrutura para receber cerca de 40 mil pessoas no Mangueirão. A equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) terá dois ambulatórios no estádio, com técnicos, enfermeiros e médicos, além de ambulâncias. O Corpo de Bombeiros mobilizará 150 homens, com apoio de viaturas de resgate. A Polícia Militar contará com mais de 500 homens na segurança, dentro e no entorno do Mangueirão.

O coronel Mário Solano, secretário adjunto de Gestão Operacional, coordenou a reunião ao lado do secretário Marcos Eiró, e enfatizou a importância do GP de Atletismo no Pará. “Não temos trabalho em um evento como este. Temos a oportunidade de unir todas as diferenças sociais e mostrar a importância do esporte”, ressaltou. Outros órgãos que atuarão no GP de Atletismo são a Polícia Federal, Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Guarda Municipal de Belém, Departamento de trânsito (Detran) e Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub).

Liandro Brito - Ascom/Seel