Seel e órgãos de Governo investiram na educação para atender veranistas

Quem estava nas praias de Salinas no último final de semana de julho, além do sol e da beleza das praias, encontrou inúmeras atividades educacionais, como Escolinha de Surf da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Escolinha de Trânsito do Detran e o espaço de educação ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Os espaços faziram parte da programação "Verão na Paz", do Governo do Estado, e objetivam levar educação através de atividades lúdicas orientando os veranistas quanto aos comportamentos saudáveis em harmonia com o meio ambiente e com a própria sociedade. Veja as fotos, clique aqui!

A Escola de Surf, montada na praia do Farol Velho, era um espaço da Seel que iniciava crianças e adolescentes no esporte em harmonia com o meio ambiente. Quem procurava a escolinha tinha a oportunidade de entrar em contato com os conceitos básicos do surf e praticá-lo sob a orientação de profissionais do esporte sempre tendo a guarda dos Bombeiros Salva Vidas.

“A escolinha de surf propicia às crianças e adolescentes a oportunidade de sair da frente da televisão e de seus videogames e aprenderem técnicas de surf que até então eles só conheciam através dos meios de comunicação”, explicou Marcelo Gonçalves, gerente de eventos da Seel. A Escolinha de Surfe foi uma parceria da Seel com a Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo).

O presidente da Associação, Noélio Sobrinho, é surfista há mais de 27 anos e aplicou na Escolinha os métodos adquiridos na “Australian Surf School”, onde o profissional teve a oportunidade de praticar o esporte. O surf naquele país é ensinado de forma obrigatória nas escolas australianas. “Através do surf as pessoas podem adquirir as noções de um comportamento harmônico com o meio ambiente e aprendem a conviver e respeitar a natureza”, explica Noélio.

A estudante de direito Karine Cavalcante, 19 anos, foi uma das alunas da Escolinha de Surf. Ela comentou que estava na praia quando ouviu a música e viu que se tratava do surf, esporte que ela ama e que já tentou praticar várias vezes. “Eu tenho prancha e até pego umas ondas, mas aqui eu aprendi algumas técnicas que irão me levar a praticar melhor o esporte”, comenta.

Agência Pará