Seel apoia Copa Pará-Amazônia de Futebol Pelada

Lançada na noite desta terça-feira, 20, na boate do Grêmio Literário Recreativo Português, a Copa Pará-Amazônia de Futebol Pelada 2013 reúne, a partir deste sábado, 24, vinte e uma equipes de vários bairros da capital, sendo 14 na modalidade master. Os jogos acontecem em campos da Região Metropolitana de Belém e tem o apoio da Secretaria de Estado e Esporte e Lazer (Seel). O time vencedor receberá um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 6.500,00, e o segundo colocado, R$ 3.500. O atual campeão é o Inter de Milão, do bairro da Pedreira.

Esta é a quarta edição da Copa Pará-Amazônia de Futebol Pelada, que este ano deve congregar mais de 900 jogadores e três mil expectadores. “Essa Copa relembra os antigos tempos de pelada de rua, que não vemos mais hoje em dia, e que geralmente reunia grupos de amigos. Havia também os campeonatos de bairro, que já se reduzem a poucos eventos”, destaca Vitor Miranda, titular da Seel. Entre os times que participam da copa, alguns tem nomes bem curiosos, como Quebra Copo, Os Cobras, Renegados, Real Lumiere, Sindicato do Chopp e Vila Teta.

“Fomentar o esporte, tanto amador quanto profissional, é uma das missões do atual Governo do Estado. E cabe a nós, da Seel, incentivarmos eventos como este, que permitem a interação entre os bairros de Belém e seus moradores”, comentou Vitor. Para Mario Rossetti, coordenador e idealizador da Copa Futebol Pelada, os torneios dessa modalidade no Pará estão entre os mais organizados no país. “Não é a toa que os coordenadores deste projeto conseguem espaço na mídia regional e incentivos do Governo. A Copa Pará-Amazônia surgiu da ideia de reunir os melhores times de Belém. Costumo jogar bola e sei o nível dos peladeiros daqui do estado, por isso propus a realização desse campeonato”, disse.

A fase eliminatória dos jogos começa neste sábado, 24, a partir das 16h. A grande final acontece no dia 14 de dezembro.

Liandro Brito - Ascom/Seel