Seel abre programação do Verão 2013 com aulas de Surf em Algodoal e Salinas

A programação do Verão 2013 da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) começa neste final de semana com Escolinhas de Surf grátis na praia da Princesa, em Algodoal, município de Marudá, entre os dias 5 e 7. Com o apoio da Federação Paraense de Surf (Fepasurf) e Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), oito instrutores com cursos no Rio de Janeiro vão ministrar as aulas práticas para veranistas de qualquer idade.

“Os equipamentos profissionais e estrutura foram oferecidos pela Seel. Ano passado queríamos atender 60 pessoas e atendemos mais de 180. Este ano estamos na segunda edição e já preparados para receber mais de 150 pessoas”, diz Noélio Sobrinho, presidente da Abraspo. Mais de 15 pessoas, entre professores de educação física e instrutores do Departamento Técnico de Esporte e Lazer (Detel) da Seel vão dar o suporte logístico necessário para a realização do evento. Aulas de alongamento e aquecimento também serão ministradas.

No segundo final de semana das férias escolares, a Seel chegará à praia de Ajuruteua, município de Bragança, levando a Escolinha de Surf com a mesma estrutura entre os dias 13 e 14. Já no distrito de Mosqueiro, em Belém, a programação será realizada entre os dias 12 e 14, com oficinas de Manbol, esporte criado em Belém.

Mais de 15 instrutores orientam jogadores distribuídos em cinco quadras. Qualquer pessoa pode participar das oficinas, que são gratuitas e divididas em seis categorias: Mirim, infantil, infanto-juvenil, adulto, máster e super máster, que vão de 7 a mais de 50 anos. As oficinas acontecem no turno da manhã e tarde na praia do Farol.

“É um esporte genuinamente paraense que utiliza duas bolas ao mesmo tempo. Um esporte de arremesso altamente competitivo”, diz Rui Hildebrando, presidente da Confederação Brasileira de Manbol – CBM. “É indispensável o reconhecimento da Seel de um esporte criado no Estado do Pará”, ressaltou.

No terceiro final de semana, entre os dias 19 e 21 de julho, a Seel promove Escolinha de Surf e Oficina de Manbol em Salinas, na praia do Atalaia. E para o município de Marabá, na praia do Tucunaré, serão levadas mais oficinas de Manbol. No último final de semana das férias escolar, entre os dias 26 e 29, ainda em Salinas, haverá o Norte/Nordeste de Surf na praia do Atalaia, além de oficinas de Manbol.

“Queremos invadir as principais praias do Estado com aulas de esporte e atividades de lazer para os veranistas. Além de relaxar nas férias, também é importante praticar um esporte e cuidar da saúde”, comentou o secretário da Seel, Vitor Miranda.

Liandro Brito - Ascom/Seel