Secretário reúne com comandante do Ciaba sobre Olimpíada de 2016

   

O titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Marcos Eiró, continua conduzindo as ações de preparação dos quatro locais escolhidos em Belém para funcionarem como Centro de Treinamento Olímpico (CTO), durante os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Na manhã desta terça-feira (18), Eiró foi recebido pelo capitão de mar-e-guerra Almeida Gomes, comandante do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), um dos locais que abrigarão as equipes de atletas que participarão das Olimpíadas. Veja as fotos da reunião, clique aqui!

Um acordo de cooperação técnica entre a Seel, Ciaba e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) vai fazer adaptações na infraestrutura do espaço esportivo do Ciaba para adequá-lo às exigências do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). No projeto, constam a reforma e a construção de quadra de tênis, quadra de vôlei, quadra de vôlei de areia, pista de atletismo, campo de futebol, campo de futsal sintético, três quadras poliesportivas, piscina olímpica e ginásio esportivo. O secretário da Seel ressaltou durante a reunião que todos esses locais serão adequados aos portadores de necessidades especiais.

Durante a reunião, a equipe técnica do Ciaba apresentou o projeto de reforma das áreas esportivas do Centro ao titular e ao secretário adjunto da Seel, Léo França. Uma técnica da Seop também esteve presente. Caberá ao governador Simão Jatene aprovar e liberar o início das obras. O comandante Almeida Gomes acredita que todo o aperfeiçoamento que está sendo planejado vai deixar um legado muito grande para os paraenses, para o Governo do Estado e para o próprio Ciaba. “Após as Olimpíadas, teremos instalações de nível profissional para serem utilizados em grandes eventos nacionais e internacionais”, disse, ressaltando que a expectativa é muito grande para a conclusão das reformas.

Eiró listou alguns fatores que transformam o Ciaba em local propício para receber os atletas. “O Ciaba possui boas condições físicas, alojamentos de primeira qualidade, restaurante e vários outros pontos relacionados a entidades militares como a segurança”. Além do Ciaba, o Complexo Aquático Estadual, o Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) e o futuro ginásio de Esportes do Estado, que será construído no entorno do Mangueirão, também funcionarão como CTO. A escolha desses locais foi anunciada pelo COB no dia 24 de janeiro deste ano. Dos 355 locais inscritos, apenas 172 foram aprovadas como pontos de treinamento para os Jogos do Rio de Janeiro.

Em agosto, Belém também foi anunciada centro de treinamento de seleções durante a Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá no Brasil, em 2014. A Seel abrirá as portas do Mangueirão, que receberá seleções de futebol de vários países para realizarem seus treinamentos na capital paraense.

Ascom Seel