Santareno é campeão brasileiro de canoagem

O santareno Hiel Gesã, de 43 anos, chegará ao Pará com mais um título nacional de canoagem. Remando com mais de 160 atletas de todo o Brasil, ele venceu ontem (19), em Angra dos Reis (RJ), a Copa do Brasil de Canoagem Oceânica, na categoria geral de duplas, e desponta como um dos principais nomes do esporte no Brasil.

Gesã faz dupla com o paulista Humberto Santana e, há quatros anos consecutivos, não perde nenhuma competição. Eles concluíram a prova de ontem em uma hora e sete minutos; os vice-campeões fecharam em uma hora e doze minutos.

É nos rios Tapajós e Amazonas, em Santarém, que Hiel Gesã treina para todas as competições das quais participa. “Moro em Santarém, mas faço o mesmo treino que meu parceiro faz em São Paulo, onde também mora nosso treinador. Chego com uns três dias de antecedência do início das competições para treinarmos juntos no oceano”, diz.

Ele conta que pratica a canoagem há 25 anos e, apesar da idade, o treinamento se intensificou nos últimos tempos. “Quando estou me preparando para competições longas, chego a fazer diariamente 20 quilômetros, mas, em geral, treino remando cerca de 15 quilômetros por dia”.

Evaldo Malato, presidente da Federação de Canoagem do Pará, acredita que a canoagem pode se transformar em um dos esportes mais queridos e praticados na região. “A canoagem tem tudo a ver com nossas raízes culturais e, por isso, com poucos investimentos conseguimos despontar no cenário nacional, a exemplo do Hiel. O Pará está em um nível muito competitivo”.

O remador comemora a conquista e o fato de ter toda a estrutura necessária para se preparar para grandes competições. Ele faz parte do projeto Bolsa Talentos, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que beneficia atletas através da oferta de bolsas de incentivo.

Destaque

Hiel Gesã já foi 10 vezes campeão brasileiro de canoagem oceânica. Nenhum outro atleta paraense, independente da modalidade esportiva, conquistou esse feito. “Ter mais esta conquista foi maravilhoso, já que nem sempre as pessoas acreditam no nosso trabalho. Apesar de tudo, os resultados aparecem, pois levamos o esporte a sério”, ressalta.

E ele não para por aí. O santareno vai participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, em São Sebastião (SP), no dia 2 de setembro, para defender a décima primeira vitória neste campeonato.

Gesã também se prepara para representar o Pará na Maratona Internacional da Dinamarca, que vai acontecer nos dias 8 e 9 de setembro, na cidade de Silquibolg.

 

Ascom Seel