Santarém recebe etapa regional dos VIII Jogos Abertos do Pará 2014

A etapa região oeste dos VIII Jogos Abertos do Pará, promovidos pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), foi aberta na noite desta quinta-feira, 1º, no Ginásio da Cidadania, em Santarém, sede desta fase. As competições seguem até o domingo, 4.

Cerca de 600 atletas nas categorias masculino e feminino, em sua maioria estudantes da rede pública de ensino do Estado, participam das disputas de voleibol, basquete, futsal e handebol. A etapa Oeste do Pará contempla os municípios de Alenquer, Curuá, Itaituba, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, além da sede dos jogos, Santarém.
Os Jogos Abertos do Pará são eventos esportivos que assistem os municípios do Estado e que incentivam a prática do esporte, promovendo a integração e a inclusão social, além de identificar futuros atletas. A Seel é responsável pela organização do evento em parceria com as prefeituras dos municípios sede.
As competições serão disputadas pela manhã, tarde e noite, em quatro locais da cidade: a orla e os ginásios municipal, da Ulbra e da AABB. A maior delegação de atletas é a de Santarém, seguida por Óbidos. A previsão é que os jogos encerrem no domingo, 4, ao meio dia.
Abertura - O entusiasmo dos atletas era visível na noite da abertura dos Jogos. Durante o desfile das delegações, o município de Itaituba, que teve problemas com o transporte dos atletas e não conseguiu chegar a tempo para o desfile das delegações, foi representado pela única pessoa presente ao evento.
No discurso de saudação aos atletas, a vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia, elogiou a disposição de todos de saírem de suas cidades de origem, enfrentarem viagens longas, muitos delas feitas de barco, para participar da competição. Por ocasião dos 20 anos de morte do piloto piloto Ayrton Senna, lembrados neste 1º de maio, ela desejou que todos os jovens ali presentes o tomassem como exemplo. “Sei que muitos de vocês ainda não eram nascidos quando Senna faleceu, mas saibam do grande atleta que ele foi. E pensando nas alegrias que deu ao esporte brasileiro, espero que o exemplo dele se perpetue em vocês”, disse.
A Seel retomou os Jogos Abertos do Pará em 2014. A secretária de Esporte e Lazer do pará, Renilce Nicodemos, se empenhou para que as competições voltassem ao calendário de eventos do órgão. “Considero que esses jogos são a melhor forma de integração desses jovens e temos esperança de que neles possamos descobrir novos talentos, pois esse é um dos principais objetivos dessa competição”, ressaltou.
Copa - Na manhã de quinta-feira foi realizada, no estádio Colosso do Tapajós, a final da Copa dos Campeões de Futebol 2013-2014, evento promovido pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Santarém (SEMJEL), com apoio da Seel. A competição, que reúne jogadores de futebol amadores do município sede e da zona rural de Santarém, for decidida entre Associação Atlética Santo André (da capital, bairro da Prainha) e Esporte Clube Corinthians (da comunidade Tabocal), que levou a melhor e conquistou a taça Joaquim da Costa Pereira, com um placar de 5x1.
O campeão e o vice da Copa, além de premiação em dinheiro, receberam jogos de uniformes patrocinados pela Cosanpa, o mesmo valendo para as outras 18 equipes que participaram da competição. Na ocasião, Renilce Nicodemos anunciou que a Seel doará jogos de uniformes para as equipes que participaram da competição e não haviam sido contempladas com o material esportivo.
Os VIII Jogos Abertos do Pará prosseguem no período de 7 a 11 de maio, em Castanhal; de 14 a 18, no Marajó; e de 21 a 25, em Barcarena, quando encerra a fase das etapas regionais.
Dedé Mesquita
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer