Reunião define segurança e programação do Surfe na Pororoca

 

Nesta quinta-feira, 5, foram realizadas as últimas reuniões preparativas para a 17ª edição do Surfe na Pororoca, em São Domingos do Capim, região nordeste do Estado, que será realizado de 19 a 22 deste mês. As reuniões foram na sede da prefeitura, Salão Paroquial, orla da cidade e no Mirante do Barriga, no próprio município.

No encontro foram divulgadas as duas programações que ocorrem paralelamente no período: o Surfe na Pororoca e o Festival da Pororoca, este, uma série de atividades sociais e esportivas, que é uma promoção da prefeitura de São Domingos do Capim, em parceria com o Governo do Estado.

O evento Surfe na Pororoca volta a ser organizado, este ano, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Associação Brasileira de Surfe na Pororoca (Abraspo) e a prefeitura de São Domingos de Capim.

Da reunião participaram, além dos técnicos da Seel, representantes das Secretarias de Segurança Pública (Segup), de Saúde (Sespa), Polícia Militar do Estado, Polícia Civil, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, assessores da prefeitura de São Domingos do Capim, além da secretária de assistência social do município, Valdinéia Nakata, que está à frente da organização do evento, ao lado da Seel.

Entre as providências, ficou acertado que a Polícia Militar terá um reforço em seu efetivo de 100 integrantes. A Sespa levará o reforço de mais uma ambulância; a Capitania dos Portos terá uma lancha, além de uma moto náutica na fiscalização; e o Grupamento Aéreo do Estado estará a postos para qualquer eventualidade.

A Capitania dos Portos reforça que a fiscalização será rigorosa e que, toda e qualquer embarcação terá que ter um condutor habilitado e com documentação em dia. Além disso, embarcações com mais de cinco metros de comprimento terão que estar registradas na Capitania.

Recorde - Este ano, o Surfe na Pororoca terá dois momentos importantes. Primeiro é o Surfe Noturno, que será no sábado, 21 de março, a partir das 22 horas, no Mirante do Barriga, que fica localizado a 13 quilômetros da sede do município; e o segundo é a tentativa de quebra de recorde de surfistas em cima da onda.

Noélio Sobrinho, presidente da Abraspo e organizador do Surfe na Pororoca desde a sua primeira edição, em 1999, está muito confiante de que o recorde seja batido. “Já temos confirmadas as presenças de cerca de 60 atletas. Até o dia o evento, teremos mais de 100 surfistas”, aposta Noélio. O organizador explica que essa tentativa de quebra de recorde se deu na França, no ano passado, mas que não foi homologado pelo Guiness Book, o livro do recordes, e, por isso, as chances de homologação este ano são grandes.

Na quinta-feira, dia 19, no início da noite, haverá um congresso técnico, no qual serão mostrados todos os requisitos para que os surfistas participem do desafio. “Vamos explicar e enfatizar o que é necessário para isso. Muitas vezes, os surfistas sabem como agir em cima da prancha, mas não em pororoca, que é uma onda muito diferente e perigosa”, lembrou Noélio.

Além do congresso técnico, as tentativas de quebra de recorde serão feitas nos dias 20 e 21, sendo que os surfistas vão sair da cidade de São Domingos do Capim através do rio Capim. A quebra do recorde, propriamente dito será no domingo, 22, a partir das 10 horas, no Mirante do Barriga.

Festival - A programação do Festival da Pororoca, que é gratuita, começa no dia 19, de manhã, numa arena que será montada na orla do rio Capim. Na manhã e à tarde desse dia haverá um torneiro de futebol de areia, masculino e feminino. A competição continua no dia seguinte, mas à noite, a partir das 19 horas, quando terão início as atrações culturais, com bandas religiosas, e se encerrando com o show da aparelhagem Tremendão Saudade.

No sábado, a partir das 8 horas, haverá o torneio de canoagem, com os alunos do projeto Pará Aquático, que é uma iniciativa da Seel, em parceria com a prefeitura local. Em seguida, começam as atividades comandadas pela ONG Argonautas, para crianças e idosos, e apresentação de fly board. À noite, a partir das 20 horas, shows de Viviane Batidão e as aparelhagens Forró Bom de Farra e Príncipe Negro.

E no domingo, a programação começa com um torneiro de caratê e encerramento do torneio de canoagem, pela manhã. À noite, será escolhida a Garota Pororoca 2015. Este ano, o concurso mais uma vez é aberto a candidatas de outros municípios e não somente as de São Domingos do Capim. Toda a programação será encerrada com o show da aparelhagem Super Pop.

Veja mais fotos em: http://seel.pa.gov.br/?q=programa%C3%A7%C3%A3o-do-surfe-na-pororoca-%C3%A9-definido-em-reuni%C3%A3o

Texto e fotos: Dedé Mesquita - Ascom/Seel