Remo vence a III Regata do Círio e segue líder do Campeonato Paraense de Remo

O Clube do Remo saiu vitorioso da III Regata do Círio e IV Regata do Campeonato Paraense de Remo, que teve as últimas competições realizadas na manhã desta quarta-feira (24), na orla do Ver-o-Rio, em Belém. Tuna Luso ficou em segundo lugar e Paysandu ficou em terceiro. Os clubes conquistaram 29, 22 e 19 pontos, respectivamente.

Com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), as onze disputas da competição estavam previstas para acontecerem no domingo (21), na Estação das Docas, mas, por conta de ventos fortes e marolas na baía do Guajará, as duas últimas provas, ‘Four Skiff Sênior’ e ‘Oito Gigantes Sub-23’, precisaram ser transferidas para hoje.

Na ‘Four Skiff Sênior’, o Clube do Remo levou a melhor e fechou a prova em primeiro lugar, Tuna ficou em segundo e o Paysandu foi desclassificado por não apresentar a documentação completa dos atletas. Já na prova ‘Oito Gigantes Sub-23’, mais esperado por quem curte o esporte, quem venceu foi o Paysandu; a Tuna ficou em segundo lugar e o Clube do Remo foi desqualificado por falta de uniforme de um atleta.

Com esse resultado, o Remo se mantém na liderança do Campeonato Paraense de Remo, com 116 pontos; Paysandu segue em segundo lugar, com 92 pontos; e Tuna Luso fica na lanterna, com 84 pontos. A quinta e última regata do Paraense, de onde saíra o grande vencedor estadual de remo, será disputada no dia 8 de dezembro, na Estação das Docas.

Luizomar Costa, presidente da Federação Paraense de Remo (Fepar), avaliou como positiva a participação dos clubes no campeonato e ressaltou que o remo paraense está se destacando nacionalmente. “Já fui até procurado pela federação do Rio de Janeiro, que quer fazer um campeonato como o nosso”, disse. Além disso, Costa acredita que esse foi um momento importante para os clubes paraenses se organizarem e estenderem que a Fepar também está se organizando para realizar grandes eventos. Ele agradeceu ainda o apoio da Seel e ressaltou que sem a ajuda do Governo do Estado é muito difícil fazer com que o esporte deslanche e também se torne referência no Pará e no Brasil.

O presidente da Fepar adiantou que Belém sediará a 1ª Copa Amazônia de Remo Máster, no dia 18 de novembro, no Portal da Amazônia, e que busca atrações de fora para o evento. Além dos clubes locais, o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, já confirmou presença. “Ainda pretendemos fechar com mais clubes”, ressaltou.

Ascom Seel