Quenianos chegam a Belém para o GP Brasil Caixa Pará de Atletismo

 

Já estão em Belém os atletas do Quênia que disputarão o 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo, na manhã do próximo domingo (10), no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). Os quatro representantes da nação africana, de larga tradição em provas de média e de longa distância, estão entre os destaques da competição. Um deles, John Kipkoech, de 22 anos, é o quinto do ranking mundial nos três mil metros, com a marca de 7:38.97 minutos.

Campeão mundial juvenil dos cinco mil metros em Moncton, no Canadá, em 2010, John Kipkoech tem como recorde nos três mil metros a marca de 7:32.72 minutos. Já nos cinco mil metros, ele tem 12:49.50. Um dos principais adversários de John será seu colega de equipe David Kiprotich Bett. Os dois almoçaram juntos nesta quinta-feira (7), no restaurante do Hotel Hilton, na capital paraense. Bett, que já fez a prova em 7:54.71, disse que a equipe está bem. "Fizemos boa viagem, viemos diretamente do Quênia e vamos tentar um bom resultado", afirmou.

Na prova está também o brasileiro Joilson Bernardo da Silva (foto acima), vice-campeão pan-americano dos cinco mil metros, que tem este ano 7:46.57 minutos nos três mil metros. Outro brasileiro na prova é Carlos Antonio dos Santos, ganhador da medalha de bronze no Campeonato Ibero-Americano, encerrado no último domingo, em São Paulo.

Junto com Kipkoech e Bett vieram os outros dois quenianos que correrão no GP Brasil, ambos nos 800 metros. Job Kinyor tem 1:44.90 minuto e é um dos favoritos para o título em Belém. O campeão ibero-americano Rafith Rodríguez, da Colômbia, será um de seus oponentes (tem 1:44.77 na temporada). Sammy Kirongo, compatriota de Kinyor, já marcou 1:45.81 este ano.

O 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e tem apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte (Seel) e da Federação Paraense de Atletismo (FPAt).

Serviço:

Os ingressos para o GP Brasil de Atletismo são gratuitos e podem ser retirados em um posto localizado entre o Mangueirão e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), com acesso pela Rodovia Augusto Montenegro, e também no Mangueirão, no portão B1 (acesso pela Transmangueirão). Cada ingresso dá direito ao sorteio de um carro zero quilômetro. (Com informações da assessoria de imprensa da CBAt)

Dedé Mesquita - Ascom / Seel