Programação recreativa marca o início da Semana da Pessoa Idosa da Seel

 

Começou nesta quinta-feira, 25, a Semana da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI). A programação se iniciou às 8h30, na sede da Tuna Luso Brasileira, no bairro do Sousa, em Belém, com a participação de cerca de 300 pessoas. A programação desta semana faz parte das atividades do programa Vida Ativa na Terceira Idade. As atividades se prolongam até o dia 1º de outubro, quando é celebrado o Dia Internacional do Idoso, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a Semana da Pessoa Idosa haverá muitas atividades, como um aulão de ginástica, passeios a pontos turísticos de Belém, palestras, sessão de cinema e atividades recreativas. Na sede da Tuna, os idosos, em sua grande maioria, mulheres, deram o tom do que vão ser as atividades. Eles dançaram, cantaram, se alongaram e se divertiram bastante com as atividades.

Em uma das dinâmicas de grupo, eles foram divididos em grupos, que foram identificados por balões coloridos. Os membros de cada grupo foram convidados a formular frases sobre as suas condições de idosos. Quase todos citaram palavras como respeito, amor, solidariedade, saúde, esperança, paciência, ressaltando que eles são pessoas que merecem sempre o melhor.

As atividades se prolongaram até o final da manhã e, no encerramento, foi servido um lanche para os presentes. Terezinha Costa, de 72 anos, era uma das mais animadas do evento. Enquanto todos se dirigiram à mesa do lanche, ela cantou a música “O que é, o que é?”, do cantor e compositor Gonzaguinha, para todos. “Essa música retrata bem o momento que estamos vivenciando. E eu adoro cantar. Na verdade, eu gosto de dançar e cantar. E gosto de fotos também. Sou quase um ‘papagaio de pirata’ por causa de uma máquina fotográfica”, disse, divertida.

Programação - As atividades da Semana da Pessoa Idosa continuam nesta sexta-feira, 26, quando haverá programação pela manhã e à tarde. Às 10h e 15h, em dois grupos de 150 pessoas, haverá visitas monitoradas aos museus do Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha. O outro passeio também para dois grupos de 150 pessoas, será às 9h e às 15h, com visita ao Mangal das Garças.

Uma palestra com servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) será a programação de segunda-feira, dia 29, às 8h30. Às 10h, a palestra é de membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Na terça-feira, dia 30, a atividade é no Cine Olympia, às 15 horas, quando será exibido o filme “Minha mãe é uma peça”, com direção de André Pellenz. Os professores da Seel informam que os idosos devem se dirigir diretamente ao cinema, que fica na praça da República, no centro de Belém. “Pedimos que todos se dirijam ao Cine Olympia e que cheguem com, pelo menos, uma hora de antecedência ao local”, disse uma das professoras.

E no dia 1º de outubro, a programação é realizada em parceria com o CEDPI, nos núcleos de atendimento do programa Vida Ativa na Terceira Idade, que funcionam nas sedes da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado (Asalp), Clube do Remo, no Mangueirão, no Grêmio Literário Português, no hospital Abelardo Santos e no Clube dos Advogados e Tuna Luso Brasileira. O programa Vida Ativa na Terceira Idade da Seel foi criado com base na lei 8.842, que criou a Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso em 2003.

Dedé Mesquita - Ascom Seel

Foto: Cláudio Santos - Agência Pará de Notícias