Programação antecipa comemorações do Dia do Idoso

A Semana do Idoso foi aberta oficialmente, na manhã desta terça-feira (25), em virtude da proximidade ao 1º de Outubro, data em que se celebra o Dia Nacional do Idoso. A programação é resultado de uma parceria entre o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – (CEDPI/PA) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A semana teve início, no último sábado (22), com uma missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, e hoje, começaram as atividades físicas, danças e muita animação, no clube da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os idosos que participaram da programação fazem parte do projeto Vida Ativa na Terceira Idade, desenvolvido pela Seel.
 
Kátia Rocha, coordenadora do projeto da Seel, falou dos resultados obtidos: ‘’É uma satisfação enorme fazer parte desse projeto. Trabalhar com idoso é algo maravilhoso e o Vida Ativa na Terceira Idade melhora o estado físico, além da diminuição de doenças, elevação da qualidade de vida e também da autoestima, que é muito importante nessa idade. O idoso, por vezes, é esquecido pela própria família e não tem a socialização que devia. E o projeto vem justamente pra isso, dá ao idoso a oportunidade de viver uma vida normal, de maneira saudável’’, concluiu Kátia, que está á frente do projeto desde o início do ano.
 
Cerca de 300 idosos estiveram presentes no Clube da Ordem dos Advogados do Brasil/ PA, situado na Rodovia Augusto Montenegro. Maria de Jesus Coelho Rodrigues, 67 anos, que faz parte do Projeto Vida Ativa na Terceira Idade há 6 anos e relata a importância do projeto na sua vida ‘’Sou portadora de osteoporose a artrose e a hidroginástica me fez melhorar em tudo. As programações me animam, me fazem ficar mais ativa, realmente. O projeto me proporcionou muitas amizades, faço exercícios que me mantém saudável e de bem com a vida. Antes eu ficava em casa, sem vontade de fazer nada e sofria com muitas dores. Hoje tudo mudou, me sinto muito bem participando das atividades do projeto’’, disse Dona Maria de Jesus, que concluiu com a frase ‘’Tenho 67 anos em idade física, mas em espírito tenho 40".
 
José Eduardo Pontes, Presidente do CEDPI/PA, esteve presente no evento, falando do quanto o Projeto Vida Ativa na Terceira Idade é importante ‘’ O idoso quando chega num certo momento, é deixado de lado perante sua família. Não participa das reuniões, das brincadeiras e dos momentos de lazer e isso acarreta em um idoso depressivo, sem vontade de viver. Ele fica mais calado e pouco interage, e o projeto vem para solucionar isso. Atividades físicas, de memorização e as danças, são de fundamental importância. Muitas das vezes ele prefere estar aqui do que estar na sua própria casa’’, relatou. Ele revelou ainda que cerca de 60% da violência cometida contra o idoso ocorre dentro da própria residência.
 
O projeto Vida Ativa na Terceira Idade existe há mais de 10 anos e atende mais de 2.500 idosos em vários núcleos como OAB/PA, Clube do Remo, Tuna Luso Brasileira, ASALP, Hospital Abelardo Santos e o estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). A Semana do idoso vai do dia 25/09 à 29/09 com atividades em vários núcleos e conta com a parceria de vários órgãos como Procon, Sespa, Seel, Delegacia do Idoso, Abraz e CEDPI/PA.

 

 

Ascom Seel