Pro Paz leva serviços de cidadania a São Domingos do Capim

O programa Pro Paz coordenou uma ação integrada que garantiu a emissão de primeiras e segundas vias da Carteira de Identidade e de Trabalho, CPF e Certidão de Nascimento para centenas de pessoas 13, na manhã deste sábado, em São Domingo do Capim. Os serviços integram a programação paralela coordenada pelo Governo do Estado no município por ocasião do 15º Campeonato de Surf na Pororoca. No total, foram efetuados 1.030 atendimentos.

Mais de 35 profissionais da Polícia Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social e Defensoria Pública trabalharam na emissão dos documentos. “Fizemos um levantamento junto à gestão municipal e detectamos que havia uma demanda muito grande por esse tipo de serviço na cidade”, explicou Vagno Ramos, coordenador da ação do Pro Paz em São domingos do Capim.

Lucas Batista, 18 anos, aproveitou a oportunidade e tirou a sua primeira Carteira de Trabalho. “Espero que ela me traga boa sorte”, diz o rapaz, que já trabalha com venda de açaí, mas pretende procurar outro emprego. Ele também teve acesso à segunda via da carteira de identidade e CPF. “A Pororoca levou”, brincou, explicando que perdeu os documentos enquanto remava no rio.

O secretário de Esporte e Lazer do Estado, Marcos Eiró, acompanhou a ação e destacou a parceria com o Pro Paz em várias frentes de trabalho. “Procuramos garantir não só esporte e lazer para os munícipes, mas também ações em cidadania, pois sabemos que muitas destas pessoas enfrentam dificuldadaes para ter acesso a direitos básicos, como a documentação civil. Muitos jovens, principalmente, estão a procura de um emprego e não conseguem ter carteira assinada pela falta dos documentos básicos”, comentou.

O Pro Paz é um programa do governo criado com a finalidade de articular, fomentar e alinhar políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude, visando a garantia dos direitos, o combate e a prevenção da violência e a disseminação da cultura de paz.

Liandro Brito - Ascom/Seel