Primeiro RE x PA do ano tem esquema de segurança reforçado

  

Um forte esquema de segurança envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Transito (Detran) garantiu a tranquilidade de mais de 40 mil pessoas que compareceram ao Estádio Olímpico do Pará para assistir ao primeiro RE x PA do ano, o maior clássico do futebol paraense. Remo e Paysandu se enfrentaram neste sábado, 26, pela quarta rodada do primeiro turno do Campeonato Paraense 2013.

Mais de mil homens foram destacados para atuar antes, durante e depois do jogo. Segundo o coordenador da operação pela PM, Coronel Salim, o principal objetivo é manter a segurança dos torcedores e evitar confrontos entre as duas maiores torcidas do Norte do país. “Nosso objetivo maior, que foi garantir a manutenção da ordem e segurança, foi cumprido. Os jogos do RE x PA são frequentemente marcados por brigas e tumultos provocados por integrantes das duas torcidas. Por isso elaboramos um amplo esquema de segurança envolvendo os vários organismos do setor de Segurança Pública. Colocamos viaturas para acompanhar o deslocamento das torcidas de Remo e Paysandu, como forma de evitar não apenas esses confrontos, mas também outros crimes como vandalismo e depredação do patrimônio público”.

A Polícia Civil disponibilizou 12 homens para atuar em uma unidade móvel na área externa do Mangueirão e nas dependências internas do estádio, onde uma unidade foi montada com o objetivo de dar apoio e agilizar as ocorrências registradas durante o jogo. O Corpo de Bombeiros esteve presente com 110 homens e apoio de uma viatura de resgate, um carro contra incêndio e uma ambulância para salvamentos.

“O nosso serviço é preventivo. Nós distribuímos nosso quantitativo dentro da demanda e de acordo com o numero de pessoas. Isso é visualizado antes da partida e logo em seguida fazemos a distribuição das equipes, mas sempre ficamos a postos para garantir o reforço onde for necessário durante a operação”. O Major destaca, ainda, que as principais ocorrências são excesso de bebida, tumultos, brigas e alguns desmaios. “Nós estamos equipados e atentos para agirmos de forma rápida, garantindo a segurança de todos”. O grande número de carros e pessoas que prestigiaram o clássico foi controlado por 20 agentes do Detran, que cuidaram da organização do trânsito em frente e dentro das depedências do estádio.

No primeiro RE x PA do ano o time azulino saiu na frente com vitória com placar de 2x1 contra o time rival. Com essa vitória, o Leão soma mais três pontos na tabela, garantindo a classificação para a fase final do primeiro turno. Esse foi o embate de nº 713 entre as duas equipes.

Texto: Pablo Almeida - Secom / Fotos: Cristiano Martins – Ag. Pará