A presença feminina é destaque no quadro dos servidores públicos da SEEL

É notável o crescimento da participação da mulher no quadro dos servidores públicos do Estado. Elas estão cada vez mais presentes nas repartições públicas, atuando na linha de frente de secretarias e tomando decisões relevantes para o Estado. Um exemplo a ser destacado dentro deste contexto, é o caso da secretária de Estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, com ampla experiência na área administrativa, adquiriu conhecimentos em liderança no período em que atuou como diretora de Administração e Finanças (DAF) e secretária Adjunta na SEEL.

“As mulheres conquistaram não só o mercado de trabalho, mas a sociedade em geral, e cada vez mais, vem ganhando um espaço que antes era comandado apenas pelos homens. Hoje, é nítida a ampla participação das mulheres nas organizações, assumindo papéis importantes como líderes, presidentes, governadoras, engenheiras, executivas e, inclusive, mecânicas. Acredito que os desafios da vida nos proporcionam grandes realizações”, ressalta Renilce Nicodemos.

Já a secretária Adjunta da SEEL, Martinha Rocha, fala sobre as qualidades pessoais que antes eram relacionadas ao sexo frágil, como a afetividade, percepção, sensibilidade e versatilidade, hoje, são atributos essenciais para determinadas conquistas. “As mulheres têm rompido várias barreiras do preconceito, e têm provado que possuem características diferenciadas e amplo conhecimento que marcam a carreira profissional”, explica.

De acordo com dados fornecidos pelo departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), do total de 117 servidores atuantes na secretaria, 69 são mulheres. Além disso, dos 17 departamentos, 9 são liderados por mulheres, índices expressivos que deixam em evidência que características como a competência, criatividade, habilidade, espírito de liderança e profissionalismo, também fazem parte da personalidade feminina.

Ao longo dos anos, as mulheres venceram vários obstáculos, os quais promoveram a valorização e o reconhecimento dos servidores. Detentoras de um comportamento confiante e singular, elas possuem uma percepção diferenciada e, por isso, se fazem tão presentes neste cenário. Segundo o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), em 2013 houve um crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho e, principalmente, em atividades de administração pública, sendo registrados 210.612 empregos.

A gestora da Diretoria Administrativa e Financeira da SEEL, Elci Almenida revela a importância da presença da mulher no mercado de trabalho. “Nós mulheres assumimos um papel muito importante na sociedade, pois cumprimos o papel da maternidade e o da vida profissional. Durante anos foram inúmeras barreiras, mas tivemos várias conquistas. O exemplo que vamos deixar é a superação”, conclui.  

Luana Valente - Ascom / Seel

Data: 07/03/2014