Ponta de Pedras recebe Projeto Pará Aquático

Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, foi o segundo município da região a receber o projeto Pará Aquático, que se encontra na fase de implantação. A atividade foi incluída na programação do 136º aniversário de Pontas de Pedras. O objetivo do projeto é incentivar a prática de esportes que utilizam os rios como meio físico, ministrando aulas de canoagem e capacitação de gestão para os responsáveis em cada polo do projeto.

Durante a inauguração do polo de Pontas de Pedras a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) entregou 10 kits de canoagem para cidade, contendo 10 caiaques-escola, remos e coletes salva-vidas. As aulas de canoagem foram ministradas no rio Marajó-Açu, que banha o município. A capacitação de gestão também ficará a cargo da Seel, que fará um planejamento da função do projeto respeitando as particularidades da região e habilitará os responsáveis pela execução do projeto no município.
Márcia Correa, que faz parte da equipe de coordenação do Pará Aquático, reforça a importância do projeto para a região das ilhas, cuja população mantém uma forte relação com os rios, em especial com a utilização da canoa. Além de incentivar a prática do esporte, o projeto ajuda a descobrir jovens talentos que poderão representar o estado na canoagem. “O projeto tira o jovem da ociosidade, incluindo-o socialmente por meio do esporte”, ressaltou.
Rildo Tavares Pinheiro, de 12 anos e morador da cidade, diz que está realizando um sonho. “Há muito tempo que eu tinha vontade de aprender a andar de caiaque, e agora eu vou poder aprender e também posso ensinar para meus amigos. Quero poder competir representando a minha cidade e o Pará. Quem sabe até eu ainda possa trazer muitas medalhas pra Ponta de Pedras”, disse.
O secretário de Esporte e Lazer do município, João Luiz Andrade, ressalta o caráter integrador do projeto no próprio município. “Eu vejo o projeto como um grande instrumento de socialização, pois envolve cerca de 200 jovens e prevê a capacitação das pessoas que vão cuidar do projeto. Assim, todos teremos a oportunidade de aprender e expandir a prática da canoagem junto à população”, reforçou.
Além de sediar mais um polo do Pará Aquático, Ponta de Pedras também recebeu as ações de interiorização do programa Vida Ativa na Terceira Idade, sendo o primeiro município contar com essa ação, que inclui a oferta de atividades esportivas e de lazer - como alongamentos, caminhadas programadas e orientações de saúde - aos idosos.
O Pará Aquático é um projeto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) desenvolvido em parceira com as prefeituras, Federação Paraense de Canoagem e a ong Argonautas Canoagem.
Adriana Pinto
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer