Ponta de Pedras recebe os VIII Jogos Abertos do Pará até este sábado, 17

A etapa Marajoara dos VIII Jogos Abertos do Pará, uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), teve início na última quarta-feira, dia 14, na cidade de Ponta de Pedras, na ilha do Marajó. Nesse dia, à tarde, foi realizado o Congresso Técnico com a presença dos representantes dos municípios de Bagre, Cachoeira do Arari, Ponta Pedras e Soure, que são os participantes desta fase.

Devido às grandes distâncias marajoaras, essa etapa é a menor em número de municípios e atletas participantes. Às 20 horas do dia 14, foi realizada a abertura dos jogos no ginásio municipal de esportes Ricardo Boulhosa Tavares, onde está sendo disputada a maioria das partidas, com exceção das de voleibol que estão no Ginásio da Paróquia, também em Ponta de Pedras.

Os Jogos Abertos do Pará são uma olimpíada escolar esportiva, que é disputada por alunos que são oriundos, em sua grande maioria, das escolas da rede pública de ensino do Estado. Os esportes disputados são basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nas categorias masculino e feminino.

A fase Marajoara se encerra neste sábado, 17. A próxima etapa regional dos Jogos será em Barcarena, de quarta-feira, 21, a domingo, 25, deste mês, com a participação de cerca de 700 atletas, estudantes das escolas dos municípios da região do Baixo Tocantins. Haverá ainda mais uma fase regional, com sede em Parauapebas, reunindo os municípios da região sudeste do Pará, com data a ser definida. A grande final dos VIII Jogos Abertos do Pará, reunindo todos os campões das etapas regionais, será em agosto deste ano, em Castanhal, no nordeste do Estado.

Dedé Mesquita - assessoria de imprensa da Seel